Pol√≠tica Audi√™ncia P√ļblica

Funcionalismo público municipal é tema de audiência na Câmara de Campos

Presidida por Marquinho Bacellar (Solidariedade), a audi√™ncia destacou as perdas inflacion√°rias e a falta de reposição salarial da categoria.

Por Redação

24/03/2023 às 21:22:38 - Atualizado h√°
Foto: Divulgação

A situação dos aposentados e pensionistas do município foi tema de audi√™ncia pública realizada nesta sexta-feira (24), na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes. Presidida por Marquinho Bacellar (Solidariedade), a audi√™ncia destacou as perdas inflacion√°rias e a falta de reposição salarial da categoria.

A presidente do Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos dos Goytacazes (Siprosep), Elaine Leão, destacou a situação dos aposentados, que muitas vezes não t√™m dinheiro para comprar remédios.

"É preciso falar para todos aqui que os aposentados e pensionistas estão com sal√°rio congelado desde 2016 mas, mais que isso, eles tiveram perdas salariais em 2019. Foi retirada deles a complementação previdenci√°ria", relatou Elaine Leão. Ela disse que a categoria entende que não é possível a reposição de todas as perdas, porém, é preciso evitar mais perdas.

O advogado Fabrício Rangel falou sobre complementação previdenci√°ria e a Lei 8.650. "Não é a complementação previdenci√°ria indevida, é a fonte de custeio. Porque quando foi feito jogou-se essa responsabilidade de custo sobre o PreviCampos e isso não pode acontecer", disse. Para ele, o problema poderia ser solucionado, por meio de Projeto de Lei, alterando a fonte de custeio.

Wagner Lira, advogado do Siprosep, falou da reposição salarial e das perdas inflacion√°rias. Ele pontuou que a Lei Orgânica Municipal prev√™ a reposição anual aos servidores o que, segundo informou, não ocorre desde 2016. Ele também destacou o Estatuto do Idoso, que prev√™ garantia de direitos dessa população. Também participaram a presidente da Associação dos Aposentados, Heloisa Helena, e a representante do Conselho Fiscal da Associação dos Aposentados, M√°rcia Valéria.

Estiveram presentes, além de Marquinho Bacellar, os vereadores Maicon Cruz, Fred Machado (Cidadania), Rogério Matoso (União) e Cabo Alonsimar (Podemos).

Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa