Política Sessão ordinária

Primeira sessão da Câmara de Campos debate armamento da Guarda Civil e a proibição de linguagem neutra ou não-binária

Houve ainda a definição dos integrantes das Comissões permanentes para o biênio 2023/2024

Por Redação

16/02/2023 às 10:58:25 - Atualizado há
Foto: Divulgação

A primeira sessão ordinária de 2023 na Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes, ocorreu nesta quarta-feira (15), no plenário Álvaro Lopes Vidal. A sessão marcou a primeira discussão na casa e a aprovação de projetos polêmicos. Houve ainda a definição dos integrantes das Comissões permanentes para o biênio 2023/2024.

Armamento da GCM

Dentre os projetos polêmicos debatidos durante a sessão, foi aprovado pela maioria, com apenas um voto contra e uma abstenção, o anteprojeto do vereador Juninho Virgílio (União), sobre o uso de arma de fogo pela Guarda Civil Municipal (GCM) em Campos. O projeto causou discordâncias na casa de leis, entretanto houve vereadores que defenderam e destacaram a importância da qualificação adequada aos Guardas para que posteriormente, eles possam fazer uso do armamento. O anteprojeto será encaminhado ao executivo para que elabore um projeto que retornará, posteriormente, à Câmara Municipal.

Linguagem neutra

Outro projeto aprovado pela maioria, o Projeto de Lei do vereador Anderson de Matos (Republicanos), para proibição do uso de linguagem neutra ou linguagem não-binária nas publicações, propagandas publicitárias e mídias da Prefeitura. Ao apresentar o projeto, o vereador defendeu que o emprego do gênero neutro "deturpa a Língua Portuguesa". Como justificativa Anderson apontou a "proteção da língua" e que o termo seria "pseudo-inclusivo".

Projeto Saúde

O projeto em caráter de urgência voltado para a área da saúde foi indeferido no retorno da sessão ordinária. A justificativa usada pelo presidente do Legislativo, Marquinho Bacellar (Solidariedade), foi de que o projeto encaminhado por Wladimir Garotinho deveria ser enviado com antecedência, para ser analisado pelos vereadores, que por sua vez, destacaram que não seria possível analisar, com detalhes, o projeto de 100 páginas em uma tarde. Por outro lado, os vereadores da situação defenderam a importância de analisar e aprovar um projeto na área da saúde.

Comissão Permanente

Na ocasião o presidente da Câmara Municipal, Marquinho Bacellar, indicou os membros das Comissões Permanentes para o biênio 2023/2024. Após a indicação, os membros se reuniram e escolheram o presidente de cada uma das comissões.

Com informações do J3News

Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa