Pol√≠tica Sessão ordin√°ria

Primeira sessão da Câmara de Campos debate armamento da Guarda Civil e a proibição de linguagem neutra ou não-binária

Houve ainda a definição dos integrantes das Comissões permanentes para o bi√™nio 2023/2024

Por Redação

16/02/2023 às 10:58:25 - Atualizado h√°
Foto: Divulgação

A primeira sessão ordin√°ria de 2023 na C√Ęmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes, ocorreu nesta quarta-feira (15), no plen√°rio Álvaro Lopes Vidal. A sessão marcou a primeira discussão na casa e a aprovação de projetos pol√™micos. Houve ainda a definição dos integrantes das Comissões permanentes para o bi√™nio 2023/2024.

Armamento da GCM

Dentre os projetos pol√™micos debatidos durante a sessão, foi aprovado pela maioria, com apenas um voto contra e uma abstenção, o anteprojeto do vereador Juninho Virg√≠lio (União), sobre o uso de arma de fogo pela Guarda Civil Municipal (GCM) em Campos. O projeto causou discord√Ęncias na casa de leis, entretanto houve vereadores que defenderam e destacaram a import√Ęncia da qualificação adequada aos Guardas para que posteriormente, eles possam fazer uso do armamento. O anteprojeto ser√° encaminhado ao executivo para que elabore um projeto que retornar√°, posteriormente, à C√Ęmara Municipal.

Linguagem neutra

Outro projeto aprovado pela maioria, o Projeto de Lei do vereador Anderson de Matos (Republicanos), para proibição do uso de linguagem neutra ou linguagem não-bin√°ria nas publicações, propagandas publicit√°rias e m√≠dias da Prefeitura. Ao apresentar o projeto, o vereador defendeu que o emprego do g√™nero neutro "deturpa a L√≠ngua Portuguesa". Como justificativa Anderson apontou a "proteção da l√≠ngua" e que o termo seria "pseudo-inclusivo".

Projeto Sa√ļde

O projeto em car√°ter de urg√™ncia voltado para a √°rea da sa√ļde foi indeferido no retorno da sessão ordin√°ria. A justificativa usada pelo presidente do Legislativo, Marquinho Bacellar (Solidariedade), foi de que o projeto encaminhado por Wladimir Garotinho deveria ser enviado com anteced√™ncia, para ser analisado pelos vereadores, que por sua vez, destacaram que não seria poss√≠vel analisar, com detalhes, o projeto de 100 p√°ginas em uma tarde. Por outro lado, os vereadores da situação defenderam a import√Ęncia de analisar e aprovar um projeto na √°rea da sa√ļde.

Comissão Permanente

Na ocasião o presidente da C√Ęmara Municipal, Marquinho Bacellar, indicou os membros das Comissões Permanentes para o bi√™nio 2023/2024. Após a indicação, os membros se reuniram e escolheram o presidente de cada uma das comissões.

Com informações do J3News

Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa