Política Posse TJRJ

Rodrigo Bacellar prestigia posse da nova administração do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Recém-eleito para comandar a Assembleia Legislativa, o deputado Rodrigo Bacellar (PL), juntamente com outros 11 parlamentares da Casa, participaram da posse do presidente do TJ-RJ.

Por Redação

03/02/2023 às 21:14:36 - Atualizado h√°
Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) realizou sessão solene, nesta sexta-feira (03/02), para empossar a nova administração do órgão. O desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo foi eleito presidente do TJ-RJ para o bi√™nio 2023-2024 e suceder√° o desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira. A solenidade reuniu diversas autoridades como o recém-eleito presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (PL), e os deputados Carlos Macedo (REP); Tia Ju (REP); Danniel Librelon (REP), Bruno Dauaire (União), Chico Machado (Solidariedade), Jari Oliveira (PSB), Rosenverg Reis (MDB), Jorge Felippe Neto (Avante), Rodrigo Amorim (PTB), Brazão (União) e Célia Jordão (PL). A cerimônia aconteceu no salão nobre do Tribunal de Justiça.

"É uma grande honra representar a Assembleia Legislativa na posse do desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, novo presidente do Tribunal de Justiça, bem como a de todos os demais desembargadores que irão compor a gestão do tribunal neste novo bi√™nio. Esperamos uma relação de harmonia, cooperação e respeito, visando sempre o bem-estar da população do Estado do Rio de Janeiro", disse Bacellar.

Ao tomar posse, o desembargador Ricardo Cardozo enfatizou que presidir o órgão demanda responsabilidade, dedicação e transpar√™ncia. "Precisamos também que o tribunal ajude a encontrar modelos e planos de serviços mais tecnológicos. Não esperem milagre, mas muita dedicação, esforço e investimento. Ousar com responsabilidade é a nossa meta. Os dois anos não serão suficientes para sanar todos os problemas, mas voc√™s podem contar com o meu esforço. Esses são os meus principais compromissos e passarei a investir tempo, trabalho e energia nessas melhorias. Teremos um judici√°rio comprometido com uma jurisdição séria", afirmou Cardozo.

Na cerimônia também foram empossados os desembargadores Marcus Henrique Pinto Bas√≠lio (Corregedor-Geral da Justiça); Caetano Ernesto da Fonseca Costa (1¬ļ vice-presidente); Suely Lopes Magalhães (2¬™ vice-presidente); José Carlos Maldonado de Carvalho (3¬™ vice-presidente); e Marco Aurélio Bezerra de Melo (diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro - Emerj).

Novo presidente do TJ

O presidente foi eleito com 99 votos dos 185 desembargadores que participaram da sessão do Tribunal Pleno, em 12 de dezembro de 2022. Nascido em Niterói, na Região Metropolitana, o desembargador formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1979, foi defensor p√ļblico do Estado do Rio de Janeiro por cinco anos antes de ingressar na Magistratura fluminense em 1988, tendo sido promovido a desembargador em 2003.

O presidente foi ainda membro do Órgão Especial do TJ-RJ; presidente da Comissão de Pol√≠ticas Institucionais para Efici√™ncia Operacional e Qualidade dos Serviços Judiciais (Comaq); membro das bancas examinadoras dos 41¬ļ, 45¬ļ e 46¬ļ concursos para ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio de Janeiro nas disciplinas de Processo Civil e Direito Civil; juiz eleitoral titular da 246¬™ Zona Eleitoral, coordenador regional eleitoral das √°reas de Campo Grande e Santa Cruz, Zona Oeste do Rio; presidente da 15¬™ C√Ęmara C√≠vel; diretor-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio (Emerj) e corregedor-geral da Justiça.

Atuou também como professor da Emerj; de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade Est√°cio de S√°; de Direito Comercial da Faculdade de Direito da Universidade Augusto Motta; foi chefe do Departamento de Ensino da Faculdade Niteroiense de Educação, Letras e Turismo – Universidade Pl√≠nio Leite; e vice-presidente do Fórum Permanente de Direito de Fam√≠lia da Emerj.

Fonte: Alerj

Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa