Política Recursos

Em Brasília, Wladimir consegue R$ 12 milhões para o novo Ceasa Municipal

'Participei da reunião da bancada dos deputados federais do Rio, para definir quais emendas serão atendidas pela bancada e definidas para o Estado. E nossa luta aqui era pelo Ceasa Municipal', disse o Prefeito

Por Redação

22/11/2023 às 13:28:41 - Atualizado h√°
Foto: Divulgação
Em mais uma agenda de articulação em Brasília para aprovação de projetos e emendas parlamentares para o município, o Prefeito Wladimir Garotinho conseguiu garantir, na noite desta terça-feira (21), recursos da ordem de R$ 12 milhões para a construção do novo Centro de Abastecimento e Polo Agroalimentar de Campos.

"Participei da reunião da bancada dos deputados federais do Rio, para definir quais emendas serão atendidas pela bancada e definidas para o Estado. E nossa luta aqui era pelo Ceasa Municipal. Mesmo com 10 assinaturas, quase que o nosso projeto ficou de fora, porque são muitos interesses envolvidos, muitas propostas apresentadas. Foi providencial a gente acompanhar a reunião e conseguir essa importante realização que vai ficar em Campos, mas atender√° todo o Norte e Noroeste Fluminense, beneficiando mais de 50 mil produtores rurais de toda região. Agradeço aos deputados que confirmaram suas emendas para nosso município", declarou o prefeito, por meio de suas redes sociais, diretamente da Câmara Federal.

A proposta de reativação do antigo Ceasa, de criação de uma Central de Abastecimento, j√° constava do plano de governo de Wladimir como ferramenta para o desenvolvimento da agricultura em Campos e transformação do município em importante entreposto de distribuição e comercialização de alimentos.

O projeto defendido por Wladimir e aprovado pela bancada dos deputados nesta terça-feira prev√™ a reestruturação, para concessão pública, do antigo Ceasa, uma estrutura existente em Guarus, que foi municipalizada, mas est√° desativada desde 1994. Com uma √°rea ociosa de cerca de 260 mil metros quadrados, hoje o complexo se destaca pelo potencial logístico ao ser atendido por duas rodovias federais, as BR-101 e BR-356 e estar a apenas dois quilômetros do aeroporto. O projeto ainda demonstra que, em funcionamento, em médio e longo prazo, a Nova Central de Abastecimento promover√° conexões importantes do agronegócio brasileiro, inclusive como porto seco para atuar como parte do corredor logístico para exportações de alimentos brasileiros pelo Porto do Açu, a 40 quilômetros do complexo.

Em parceria com a iniciativa privada, a proposta é fazer um mercado atacadista de quarta geração. "Com um design moderno e tecnológico, o Novo Ceasa vai revolucionar o mercado de abastecimento e trazer mais efici√™ncia e sustentabilidade para o setor. Campos hoje tem uma política pública de fortalecimento da agricultura e o Centro de Abastecimento e Polo Agroalimentar vai otimizar a logística de transporte, promover a redução do desperdício de alimentos e valorizar os produtores de nossa cidade e região", disse Wladimir em uma das reuniões com sua equipe sobre o projeto.

O secret√°rio de Agricultura, Pecu√°ria e Pesca, Almy Junior, ressalta a importância do Ceasa Municipal na política agrícola do governo Wladimir Garotinho.

"A gente tem um plano de recuperar a capacidade de infraestrutura para que a agropecu√°ria do nosso município alavanque e Campos se torne refer√™ncia do Estado também nessa √°rea. O prefeito tem trabalhado muito naquilo que é importante, que é a infraestrutura, como estradas, pontes, terminal pesqueiro, nova feira no Mercado Municipal, novas feiras itinerantes, m√°quinas e equipamentos para atender o agricultor familiar, apoio à produção leiteira, que é muito grande em Campos, e à produção de grãos, que tem avançado muito. E o novo Ceasa é o fechamento disso tudo, um espaço onde os negócios agrícolas acontecerão de uma maneira bastante forte. A gente chegou a esse terceiro ano de governo entendendo j√° ser vi√°vel retomar o projeto do Ceasa e, com o projeto concluído, o prefeito est√° buscando recurso financeiro, como tem feito para as demais ações e projetos estruturais da agricultura. Assim, na √°rea de produção e comercialização de alimentos, desenvolvendo da Central de Abastecimento, a nova feira do Mercado e o Terminal Pesqueiro de Farol, Campos ter√° toda infraestrutura necess√°ria para o produtor investir com segurança na agropecu√°ria", concluiu Almy.
Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa