Educação Cursos T√©cnicos

Faetec abre inscrições para mais de 27 mil vagas em cursos técnicos e profissionalizantes

Os candidatos serão selecionados por meio de sorteio e as inscrições devem ser feitas pelo site da instituição: www.faetec.rj.gov.br.

Por Redação

19/06/2023 às 18:42:35 - Atualizado h√°
Foto:Divulgação

Para quem deseja ingressar em um curso gratuito ainda este ano, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Ci√™ncia, Tecnologia e Inovação, est√° com inscrições abertas em dezenas de opções de cursos Técnicos e de Qualificação Profissional. São mais de 27 mil vagas disponíveis em todo o estado. Os candidatos serão selecionados por meio de sorteio e as inscrições devem ser feitas pelo site da instituição: www.faetec.rj.gov.br.

Estão sendo ofertadas 23.858 vagas só em cursos de Qualificação Profissional, com duração de 20 semanas, e no qual cada candidato pode selecionar até duas opções de formação. Para concorrer a estas oportunidades, é preciso ter idade mínima que pode variar entre 15 e 18 anos. O nível de escolaridade também pode mudar de acordo com o curso escolhido, podendo ser Ensino Fundamental incompleto a Ensino Médio completo. As inscrições para esses cursos profissionalizantes vão até o dia 02 de julho, com sorteio realizado no dia seguinte ao término do prazo.

Algumas das opções ofertadas são: bartender; confeiteiro; ingl√™s b√°sico; espanhol b√°sico; franc√™s aplicado a serviços turísticos; operador de computador; padeiro; cuidador de idoso; manicure; cabeleireiro; assistente administrativo; mecânico de automóveis leves; microempreendedor individual (MEI); assistente de recursos humanos; salgadeiro; e organizador de eventos. A previsão é de que as aulas comecem ainda em julho. Para se inscrever, o candidato deve acessar o link:www.faetec.rj.gov.br/index.php/Home/inscricoes/concursos/27-qualificacao

A presidente da Faetec, Caroline Alves, afirma que "estas vagas que estamos abrindo são uma ótima oportunidade para quem est√° pensando no futuro e quer aprender uma profissão ou se capacitar ainda mais. São mais de 27 mil vagas para quem est√° buscando melhores colocações no mercado de trabalho".

J√° os cursos Técnicos possuem duração de tr√™s semestres e, para concorrer, é preciso estar matriculado a partir do 2¬į ano do Ensino Médio ou j√° ter concluído. Para esta modalidade, são oferecidas 3.263 vagas e as inscrições vão até o dia 03 de julho. O sorteio destes cursos ser√° feito pela empresa Legalle Concursos, sendo permitido ao candidato se inscrever em apenas um curso Técnico. As inscrições acontecem no endereço eletrônico: www.legalleconcursos.com.br/editais

Alguns dos cursos Técnicos oferecidos são: Administração; An√°lises Clínicas; Construção Naval; Ger√™ncia em Saúde; Enfermagem; Inform√°tica; Eletrônica; Eletrotécnica; Eletromecânica; Mecânica; Manutenção de M√°quinas Navais; Segurança do Trabalho; Edificações; Produção de Moda; Telecomunicações; Guia de Turismo; Secretaria Escolar; Teatro; e Instrumento Musical.

Cursos Técnicos em Teatro e Instrumento Musical

Para os cursos Técnicos em Teatro e Instrumento Musical, ser√° cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 55,12; que dever√° ser paga até o dia 04 de julho. Estes candidatos serão submetidos ainda ao Teste de Habilidades Específicas, no qual ser√° necess√°rio demonstrar conhecimento prévio.

Também estão sendo oferecidas vagas para aqueles que desejam retomar os estudos e concluir o Ensino Fundamental ou Médio. Para se inscrever na Educação de Jovens e Adultos (EJA), é preciso ter idade mínima de 15 anos e apresentar comprovante de conclusão dos anos iniciais do Ensino Fundamental (até 5¬į ano). J√° a Educação de Jovens e Adultos para o Ensino Médio (EMEJA) é oferecida a quem possui no mínimo 18 anos e tenha concluído integralmente o Ensino Fundamental.

Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa