Educação Abril azul

Educação de Campos realiza campanha de conscientização sobre a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Alunos da rede municipal de ensino estão recebendo atendimentos por meio da Escola de Aprendizagem Inclusiva

Por Redação

17/04/2023 às 15:02:01 - Atualizado h√°
Foto: Divulgação
Neste m√™s é realizado o Abril Azul, uma campanha para conscientizar a população sobre a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma série de condições caracterizadas por desafios com habilidades sociais e padrões restritos e/ou repetitivos de comportamento. A campanha tem o objetivo de levar informações para a população e combater a discriminação sobre os mais de 2 milhões de brasileiros que possuem o transtorno.

Na √°rea da Educação de Campos, o prefeito Wladimir Garotinho sancionou a lei n¬ļ 9.145, de 05 de maio de 2022, que institui a Pol√≠tica Municipal de Atendimento para Educação Especial Inclusiva em Campos. O objetivo é assegurar o acesso, a perman√™ncia, a participação plena e a aprendizagem de beb√™s, crianças, adolescentes, jovens e adultos com defici√™ncia, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação nas unidades escolares da rede municipal.

A partir da sanção da lei, a Secretaria Municipal de Educação, Ci√™ncia e Tecnologia (Seduct) realizou o processo seletivo para contratação tempor√°ria de mediadores e cuidadores para atuarem na rede municipal de ensino e centenas deles j√° estão auxiliando os alunos com necessidades educacionais especiais. Até 2020, havia apenas 40 agentes de apoio para atender a toda a rede.

Neste m√™s, foi publicado um novo edital visando à contratação de mais mediadores, pois de acordo com o secret√°rio de Educação, Marcelo Feres, com o in√≠cio do ano letivo de 2023, novas demandas estão sendo geradas.

"Com o in√≠cio das aulas, estamos observando um aumento de alunos matriculados com Transtorno do Espectro Autista, por exemplo, e nossas equipes j√° estão fazendo um levantamento das necessidades por unidade escolar, a fim de sabermos qual a real demanda para este ano. Um novo edital est√° sendo elaborado, pois j√° convocamos todos os aprovados do √ļltimo edital. Infelizmente, muito desistiram ou não compareceram para a posse ou, ainda, não apresentaram toda a documentação exigida no edital, ficando inaptos para a contratação", explicou o secret√°rio.

No ano passado, a Seduct atendeu cerca de 550 alunos com diagnóstico de TEA. Diversas capacitações sobre o tema estão sendo ofertadas desde 2021 pela Secretaria para professores, pedagogos e outros profissionais da rede.

Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI)

Em 2022, foi criada a Escola de Aprendizagem Inclusiva na Cidade da Criança, onde a Seduct est√° garantindo oficinas para os colaboradores, como a de Boas Pr√°ticas na Educação Inclusiva, de defici√™ncia auditiva e defici√™ncia visual. O objetivo é fornecer informações acerca da conviv√™ncia inclusiva e promover a reflexão dos trabalhadores sobre essa tem√°tica, visando garantir um melhor atendimento para crianças e adolescentes t√≠picos e at√≠picos.

"Semanalmente, acontecem oficinas de meditação, Libras, Braille, Sorobã e Dosvox, voltadas para alunos e pais de alunos. E não para por a√≠ vamos continuar trabalhando para ampliar a oferta de serviços a esse p√ļblico para que tenham seus direitos assegurados", disse Marcelo

A EAI oferece reforço escolar para alunos entre 2 e 8 anos da rede municipal de ensino, com base nas propostas do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), visando à criação de um ecossistema com diversas ações que possibilitem a aceleração do processo de ensinar e aprender, com estimulações cognitivas e √™nfase nas Linguagens e Matem√°tica. Quando necess√°rio, os alunos recebem aux√≠lio de fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos e psicólogos.
Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa