Sa√ļde Vacinação

Prefeitura de Campos reforça a importância da imunização contra a meningite meningocócica

Ações v√™m sendo intensificadas nos bairros onde ocorreram os quatro casos da doença, no entanto, at√© o momento, apenas 35 doses da vacina foram aplicadas

Por Redação

10/08/2023 às 15:35:38 - Atualizado h√°
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça a importância da imunização contra a meningite meningocócica para crianças de até 14 anos, que ainda não tomaram nenhuma dose do imunizante. Desde a última terça-feira (08), a pasta vem realizando uma estratégia específica para atualização da caderneta vacinal, com √™nfase na aplicação das vacinas meningocócicas C e ACWY, no entanto, até o momento, apenas 35 doses foram aplicadas.

A ação estratégica acontece até sexta-feira (11) nos locais onde foram confirmados, em menos 30 dias, os quatro casos da forma mais grave da doença, causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo). São eles: Penha, Tocos, Jockey e Morro do Coco.

O diretor de Vigilância em Saúde da SMS, o infectologista Rodrigo Carneiro, esclarece que a imunização acontece em todos os postos da cidade, mas a prioridade é para os bairros onde ocorreram os registros de casos. O médico ressalta a importância da vacinação, j√° que o inverno eleva o número de casos de doenças por transmissão respiratória, como as meningites.

"Reforçamos que o município não est√° passando por um surto de meningite meningocócica, mas nós temos um aumento do número de casos esperado para esta época do ano. Por conta disso, adotamos uma estratégia para atualizar a caderneta vacinal de todas as crianças e adolescentes do município, em especial, nos moradores dos locais onde houve registros de casos".

Mãe de quatro filhos, a dona de casa Rejane da Conceição Silva, 32 anos, levou os pequenos Enzo, 6, e Raí, de 1, e os adolescentes Matheus, 14, e Lorena, de 11, para receberem suas doses contra a meningite. "Qualquer vacina que esteja disponibilizada pelo município, j√° corro com meus filhos para se imunizarem".

Moradora do Parque Aeroporto, a recicladora Fernanda Batista Teixeira, 39, também levou a filha Kaylen Lorraine, de 11 anos, para receber sua dose da vacina ACWY, Influenza (gripe) e HPV. "É o mínimo que posso fazer, enquanto mãe, vacinar meus filhos para que fiquem protegidos".

PONTOS ESTRATÉGICOS – A vacinação ocorre nas Unidades B√°sicas de Saúde (UBS) da Penha, Tocos e Morro do Coco. J√° no Jockey ser√° na Vila Olímpica Antônio João de Faria. Em todos os locais o atendimento ser√° das 9h às 15h. A vacina meningocócica C é feita em crianças com 3 meses, 5 meses e 1 ano. Crianças que t√™m entre 5 e 10 anos e que até o momento não receberam o imunizante também serão vacinadas. J√° a vacina ACWY ser√° para aquelas que t√™m entre 11 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. Na ocasião, as crianças que estão no prazo ou com as vacinas do calend√°rio de rotina também poderão ser vacinadas.

O município contabilizou, de janeiro até o dia 3 de agosto, 15 casos de meningite, sendo que dois evoluíram para óbito por meningites (não-transmissíveis). Dos casos confirmados, quatro são do tipo mais grave: meningite meningocócica. Tr√™s pacientes de 1, 17 e 28 anos j√° receberam alta hospitalar. Um paciente de 3 anos continua internado na Unidade de Terapia Intensiva Pedi√°trica (UTIP) do Hospital Ferreira Machado (HFM).

Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa