Sa√ļde Vacinação

Vacina contra meningite em quatro pontos a partir desta terça-feira em Campos

Penha, Tocos, Morro do Coco e Jockey registraram, em menos 30 dias, os quatro casos da forma mais grave da meningite. A Secretaria da Sa√ļde convoca pais e respons√°veis a levarem seus filhos de at√© 14 anos para se vacinarem

Por Redação

07/08/2023 às 12:54:23 - Atualizado h√°
A Secretaria Municipal de Sa√ļde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Sa√ļde, vai realizar estratégia espec√≠fica para atualização da caderneta vacinal de crianças e adolescentes contra meningite, com √™nfase na aplicação das vacinas meningocócicas C e ACWY. A ação acontecer√° a partir desta terça-feira (8) até sexta-feira (11), nos locais onde foram confirmados, em menos 30 dias, os quatro casos da forma mais grave da doença, ou seja, causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo).

A vacinação ocorrer√° nas Unidades B√°sicas de Sa√ļde (UBS) da Penha, Tocos e Morro do Coco. J√° no Jockey ser√° na Vila Ol√≠mpica Antônio João de Faria. Em todos os locais o atendimento ser√° das 9h às 15h. A vacina meningocócica C é feita em crianças com 3 meses, 5 meses e 1 ano. Crianças que t√™m entre 5 e 10 anos e que até o momento não receberam o imunizante também serão vacinadas. J√° a vacina ACWY ser√° para aquelas que t√™m entre 11 e 14 anos, 11 meses e 29 dias. Na ocasião, as crianças que estão no prazo ou com as vacinas do calend√°rio de rotina também poderão ser vacinadas.

O subsecret√°rio adjunto de Atenção B√°sica, Vigilância em Sa√ļde e Promoção, Rodrigo Carneiro esclarece à população que o munic√≠pio não est√° vivendo um surto de meningite meningocócica, mas sim aumento do n√ļmero de casos em um curto intervalo de tempo, o que gera uma preocupação para vigilância da Secretaria Municipal de Sa√ļde. "A melhor forma de prevenirmos o aparecimento de novos casos é a atualização da caderneta de vacinação, incluindo a vacina contra a meningite meningocócica", disse o infectologista.

Rodrigo acrescentou ainda que essa é uma estratégia excepcional em que serão usadas doses de vacinas que vieram especificamente do Ministério da Sa√ļde e Secretaria de Estado de Sa√ļde (SES/RJ) com intenção de frear esse crescimento do n√ļmero de casos de meningite em nosso munic√≠pio.

"Fica o apelo aos pais e respons√°veis para que levem seus filhos a uma dessas tr√™s Unidades B√°sicas Sa√ļde e na Vila Ol√≠mpica do Jockey para que a gente atualize a caderneta de vacinação e aplique a vacina contra a meningite para aqueles que necessitam", completou o subsecret√°rio.

O munic√≠pio contabilizou, de janeiro até o dia 3 de agosto, 15 casos de meningite, sendo que dois evolu√≠ram para óbito por meningites (não-transmiss√≠veis). Dos casos confirmados, quatro são do tipo mais grave: meningite meningocócica. Tr√™s pacientes de 1, 17 e 28 anos j√° receberam alta hospitalar. Um paciente de 3 anos continua internado na Unidade de Terapia Intensiva Pedi√°trica (UTIP) do Hospital Ferreira Machado (HFM).
Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa