Sa√ļde Dia Nacional do Diabetes

Dia Nacional do Diabetes alerta sobre a importância da prevenção e controle

Em Campos, o Programa Hiperdia da Secretaria Municipal de Sa√ļde assiste a aproximadamente 4.701 pessoas do munic√≠pio

Por Redação

26/06/2023 às 10:53:17 - Atualizado h√°
Nesta segunda-feira (26) é comemorado o Dia Nacional do Diabetes. A data tem como finalidade chamar a atenção das pessoas para a importância da prevenção e controle da doença, por meio de uma alimentação adequada e da pr√°tica de atividades físicas. Em Campos, o Programa Hiperdia, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que tem por objetivo prevenir, diagnosticar, orientar, tratar e acompanhar pacientes hipertensos e diabéticos que preenchem a determinados critérios de gravidade, assiste aproximadamente 4.701 pessoas.

A médica endocrinologista e supervisora técnica do Hiperdia, Ana Paula Galvão, explicou que o diabetes é uma patologia crônica e de preval√™ncia alta. No Brasil, atualmente, segundo ela, o número de pacientes diabéticos varia entre 9% a 12% da população, sendo que somente 23% são diagnosticados e t√™m a doença controlada efetivamente.

Ana Paula informou ainda que, assim como a hipertensão, o diabetes é uma doença silenciosa e que requer cuidados por toda a vida, a fim de se evitar problemas futuros. "Existem complicações agudas e crônicas como a hipoglicemia, que é a taxa de açúcar muito baixa com sintomas de tonteira, sonol√™ncia, sudorese fria, mal-estar e até coma, além de perda da visão e da função renal, levando a necessidade de Terapia Renal Substitutiva (TRS) – Hemodi√°lise; obstrução de artérias e m√° circulação, podendo levar às amputações, doença de Alzheimer, Acidente Vascular Encef√°lico (AVE), Infarto Agudo do Mioc√°rdio (IAM), entre outras gravidades. Lembrando que, essas complicações estão presentes quanto pior for o controle do diabetes. Pacientes bem controlados ficam livres dessas enfermidades", pontuou.

A DOENÇA – O diabetes é a incapacidade do pâncreas em produzir a quantidade de insulina necess√°ria, acarretando um aumento anormal da glicose no sangue. Entre os sintomas da doença estão: sede excessiva, r√°pida perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplic√°vel, muita vontade de urinar, m√° cicatrização, visão embaçada e falta de interesse e de concentração.

A médica destaca que, ao diagnóstico, o paciente deve ter consci√™ncia que seu tratamento ser√° baseado em 4 pilares: 1 – Dieta balanceada, isenta de açúcar e com pouca gordura; 2 – Atividade física regular e supervisionada por profissionais habilitados; 3 – Medicação anti diabética conforme prescrição médica; 4 – Educação em diabetes, ou seja, conhecimento de sua doença e das intercorr√™ncias que podem ocorrer, para a intervenção imediata, prevenindo as complicações agudas e crônicas.

"O diabetes é uma doença predominantemente de car√°ter heredit√°rio, tem relação direta com história familiar de parentes com a doença. Entretanto, h√°bito de vida saud√°vel, pr√°tica de atividades físicas regulares, assim como, evitar uso de √°lcool e fumo, evitar o stress do dia-a-dia, controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol e triglicérides, além de uma dieta balanceada rica em fibras, verduras, frutas e carnes magras fazem toda a diferença, retardando e/ou prevenindo o aparecimento do diabetes", ressaltou a especialista.

HIPERDIA – O programa, que é um dos mais antigos do município e funciona no Centro de Saúde, prédio anexo à secretaria de Saúde, é composto por uma equipe multidisciplinar formada por: cardiologista, endocrinologista, oftalmologista, ortopedista e nutricionista, além de uma equipe de enfermagem treinada para acolher, avaliar, orientar e otimizar todo o atendimento. O Hiperdia tem como braço o Centro de Refer√™ncia de Lesões Cutâneas e Pé Diabético, situado à Rua Salvador Corr√™a, n¬ļ 146, no Centro.

"O paciente vem encaminhado pelo clínico geral, que faz o atendimento na rede municipal e avalia a necessidade do acompanhamento com os especialistas: cardiologista para a pressão alta e endocrinologista para o controle do açúcar alto no sangue", finalizou Ana Paula.

Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa