Sa√ļde Sa√ļde

Dia Nacional do Controle da Asma alerta para os cuidados com a doença

A data coincide com a chegada do inverno, que acaba por agravar os sintomas como falta de ar, tosse, chiado no peito, dentre outros

Por Redação

21/06/2023 às 15:41:50 - Atualizado h√°
O dia 21 de junho não marca apenas o início do inverno no Brasil, mas o Dia Nacional do Controle da Asma, que visa conscientizar a população sobre os sintomas da doença e medidas de prevenção. A asma é um problema mundial de saúde que afeta crianças e adultos, segundo a pneumologista pedi√°trica Daniela Silva Pais Lourenço, do Programa de Assist√™ncia ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar), da Secretaria Municipal de Saúde.

"É a doença crônica de maior preval√™ncia nos consultórios de pneumologia", disse a médica, ressaltando que existe a asma alérgica e a não alérgica. Daniela explicou que a alérgica, muitas vezes, vem acompanhada por outras alergias como rinite e alguns tipos de alimentos e medicamentos. Nesses casos, acrescentou ela, é indicada a realização de um teste alérgico pelo paciente.

A médica disse ainda que, independente da asma ser alérgica ou não, o que geralmente não muda são os sintomas, que incluem falta de ar, tosse, chiado no peito, dentre outros. "A recomendação para esses pacientes é evitar ambientes fechados, poeira, mofo e contato com animais, principalmente no período do inverno, que acaba por agravar as crises".

H√° 2 anos, Katrine Azeredo da Costa Bessa, mãe do pequeno Miguel, de 4 anos, descobriu que o filho tem asma. Desde então, a criança se tornou paciente do Proapar. "Após o tratamento aqui, as crises melhoraram bastante. Também procuro seguir as recomendações médicas, evitando tapetes, carpetes, cortinas, almofadas, bichos de pelúcia, enfim, tudo que facilite o acúmulo de pó. Até o gato que a gente tinha, eu doei", contou.

A médica faz um alerta aos pais ou respons√°veis pelas crianças e aos adultos que são acompanhados pelo programa. "É importante que o tratamento não seja interrompido, nem tampouco a medicação, mesmo após os sintomas terem melhorado. A medicação é para prevenção e não para tratar a crise", disse.

Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa