Sa√ļde Influenza Avi√°ria

Estado do Rio confirma dois casos de Influenza Aviária (H5N1) em aves silvestres migratórias

Com esses registros, o total de focos subiu para dez. Não h√° registro de pessoas contaminadas.

Por Redação

19/06/2023 às 18:56:21 - Atualizado h√°
Foto:Divulgação
O Governo do Estado recebeu a confirmação de mais dois casos de Influenza Avi√°ria (H5N1) em aves silvestres migratórias da espécie trinta-réis-de-bando: na Ilha do Governador, Zona Norte da capital; e outro em Angra dos Reis, na Costa Verde. Com esses registros, o total de focos subiu para dez. Não h√° registro de pessoas contaminadas.

De acordo com as secretarias de Estado de Sa√ļde (SES-RJ) e de Agricultura, Pecu√°ria, Pesca e Abastecimento (Seappa) do Rio de Janeiro, a população não deve tocar nas aves silvestres com sinais de doença. A orientação é que o cidadão deve ligue 193 ou comunique imediatamente à unidade da Defesa Agropecu√°ria da região ou à Coordenação de Vigilância Ambiental de seu munic√≠pio. As secretarias emitiram nota técnica aos 92 munic√≠pios fluminenses instruindo sobre o manejo adequado de aves silvestres. Ele só pode ser feito por profissionais habilitados e com uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

É importante lembrar que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos. As infecções humanas pelo v√≠rus da Influenza Avi√°ria ocorrem por meio do contato direto com aves infectadas (vivas ou mortas). O Ministério da Agricultura e Pecu√°ria (Mapa) disponibilizou um painel BI (Business Intelligence) para consulta de casos confirmados, que podem ser consultados pelo p√ļblico.
Dos dez focos registrados, quatro foram em São João da Barra; dois em Niterói; um em Cabo Frio; dois na cidade do Rio de Janeiro; e um em Angra dos Reis. Técnicos da Vigilância em Sa√ļde da SES-RJ ressaltam que não h√° motivos de preocupação para a população sobre epidemia de H5N1, pois no momento não h√° transmissão direta, de pessoa para pessoa.
Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa