Sa√ļde Teste do Pezinho

Dia Nacional do Teste do Pezinho reforça a importância da realização do exame

Em Campos, de janeiro a maio deste ano, foram realizados 2.474 exames. Os testes são feitos no CRTCA1 e o agendamento pelas maternidades

Por Redação

06/06/2023 às 15:47:13 - Atualizado h√°
O Dia Nacional do Teste do Pezinho, exame obrigatório realizado em recém-nascidos com o objetivo de detectar precocemente algumas doenças, é lembrado nesta terça-feira (6). Em Campos, de janeiro a maio deste ano, foram realizados 2.474 exames. Os testes são feitos no Centro de Refer√™ncia da Criança e do Adolescente (CRTCA1), que funciona na Cidade da Criança e é vinculado ao Programa de Assist√™ncia Integral à Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (PAISMCA). O agendamento é feito pelas maternidades.

A coleta de uma gota de sangue do calcanhar do beb√™ deve ser realizada entre o terceiro e o quinto dia de vida. A única exceção é em casos de crianças prematuras e com baixo peso, em que o teste é realizado com 24 horas de vida e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, repetindo após 48 horas, caso seja necess√°rio.

De acordo com a respons√°vel pela realização do teste do pezinho e aplicação da vacina BCG no CRTCA1, a enfermeira Helken Serafim, o exame é a primeira e grande estratégia de prevenção de doenças em crianças.

"É um exame obrigatório e importante para detectação de v√°rias doenças graves que afetam, inclusive, o desenvolvimento da criança, como a fenilcetonúria; a fibrose cística; a Hiperplasia Adrenal Cong√™nita (HAC); a Defici√™ncia de Biotinidase (DBT); a toxoplasmose e as hemoglobinopatias (grupo de doenças em que ocorre alteração na produção da hemoglobina, tendo as patologias mais frequentes: a Doença Falciforme e a Talassemia)", pontuou Serafim, informando que por dia, são atendidas entre 20 e 25 crianças.

Helken explica que os beb√™s j√° saem da maternidade com o teste agendado, mas todo recém-nascido que chega à unidade, mesmo sem agendamento, é atendido. "Temos a chamada coleta tardia, onde, muitas vezes, os pais acabam esquecendo o dia do agendamento e trazem a criança j√° com 1 m√™s de vida", disse. Para o teste, o respons√°vel tem que apresentar certidão de nascimento do beb√™, cartão de vacina, CPF e documento de identificação com foto.

Mãe da pequena Elo√°, que nasceu no Hospital Plantadores de Cana (HPC), a dona de casa Marciane Rodrigues, de 28 anos, disse que a beb√™ j√° saiu da maternidade com tudo agendado. "Foi bem r√°pido e as pessoas de l√° (CRTCA1) são super atenciosas e cuidadosas. Não tenho do que reclamar".

O CRTCA1 funciona das 8h às 18h, mas o teste do pezinho é feito até às 16h, de segunda à sexta-feira. O resultado sai em 20 dias e pode ser conferido por meio do site da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que é o www.cdpapaerio.com.br ou pelo www.conexaosauderj.com.br. Aqueles que não t√™m acesso à internet, no prazo de 30 dias após o exame, podem ir diretamente ao PAISMCA, no Centro de Saúde, que funciona anexo ao prédio da Secretaria de Saúde.

DIA NACIONAL DO TESTE DO PEZINHO – A data, instituída pela Lei n¬ļ 11.605/2.007, tem como objetivo informar à população acerca da importância da realização do teste e sua obrigatoriedade para todos os recém-nascidos.

Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa