Sa√ļde Vacinação

Campos mantém vacinação contra a Covid-19, gripe e do calendário de rotina neste final de semana

A imunização acontece na Unidade Pr√©-Hospitalar (UPH) Saldanha Marinho e na Cl√≠nica da Criança, das 8h às 17h

Por Redação

13/05/2023 às 22:11:57 - Atualizado h√°

A Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS) segue com a vacinação contra a Covid-19, Influenza e do calend√°rio b√°sico de rotina neste s√°bado (13) e domingo (14). A imunização acontece na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Saldanha Marinho e na Cl√≠nica da Criança, das 8h às 17h. O atendimento continua sendo por livre demanda.

Estarão dispon√≠veis as vacinas monovalentes contra a Covid19 para aplicação das tr√™s doses. O esquema vacinal das crianças de 6 meses a 2 anos é composto por duas doses iniciais da vacina Pfizer Baby com intervalo de quatro semanas, seguidas por uma terceira após, no m√≠nimo, oito semanas depois da segunda dose.

Crianças de 3 e 4 anos recebem as 1¬™, 2¬ļ e 3¬™ doses da Coronavac. O intervalo entre a 1¬™ e 2¬™ dose é de 28 dias. J√° a 3¬™ dose (reforço) ser√° feita quatro meses após a 2¬™ dose. As crianças de 5 e 11 anos são imunizadas com a Pfizer Pedi√°trica. O intervalo entre a 1¬™ e 2¬™ dose é de oito semanas. J√° a 3¬™ dose deve ser feita quatro meses após a 2¬™.

Pessoas acima de 12 anos ainda podem receber a 1¬™ dose. J√° aqueles que irão receber a 2¬™ devem verificar a data no cartão de vacina ou respeitar o prazo de cada imunizante que, no caso da AstraZeneca é dois meses ou mais. Da Coronavac é 28 dias entre uma dose e outra. Para quem recebeu Pfizer e tem 18 anos ou mais, o prazo é 30 dias. J√° os adolescentes de 12 a 17 anos vacinados com Pfizer o prazo é dois meses. Quem recebeu a dose √ļnica da Janssen, o intervalo para tomar a 2¬™ dose é de dois meses. Para quem vai receber as doses de reforço (3¬™ e 4¬™ doses), deve-se respeitar o intervalo de quatro meses entre cada uma.

Podem receber a vacina bivalente as pessoas com 18 anos ou mais; pessoas com comorbidades acima de 12 anos; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos; ind√≠genas, ribeirinhos e quilombolas a partir de 12 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da sa√ļde, incluindo estudantes da √°rea que estão em atuação; e pessoas com defici√™ncia permanente a partir de 12 anos. O prazo é de quatro meses da 2¬™ dose do esquema vacinal prim√°rio ou da √ļltima dose de reforço (3¬™ ou 4¬™ dose).

INFLEUNZA—Podem receber a vacina contra a gripe as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, as gestantes, puérperas (até 45 após o parto), idosos acima de 60 anos, além das pessoas comorbidades e defici√™ncias permanentes. A meta é imunizar 90% de todo o p√ļblico-alvo. Para receber a vacina as pessoas com comorbidades e defici√™ncia permanente devem apresentar laudo médico ou outro documento que comprove a condição em qualquer uma das etapas de vacinação.

CADERNETA DE ROTINA—A atualização da caderneta de vacina é feita para pessoas acima de 2 meses de vida e a aplicação ocorrer√° de acordo com a situação vacinal de cada indiv√≠duo. As vacinas dispon√≠veis crianças são: Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), Tr√≠plice Viral, Hepatite A e B, Pentavalente, Rotav√≠rus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela e Varicela. Para os adolescentes, os imunizantes são Hepatite B, Febre Amarela, Tr√≠plice Viral, Difteria e Tétano Adulto, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente. J√° para os adultos, DT, DTP, Hepative B, Febre Amarela e Tr√≠plice Viral.

No ato da vacinação é preciso apresentar um documento com foto, CPF ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação. J√° o cartão de vacina contra a Covid-19 ser√° exigido juntamente com os documentos pessoais para quem for receber os imunizantes que estão dispon√≠veis para aplicação da 1¬™ a 3¬™ dose.

Para a bivalente, além dos documentos pessoais e cartão da vacina Covid-19 também é exigido para imunocomprometidos e as pessoas com defici√™ncia permanente (f√≠sica, sensorial e intelectual), laudo médico ou outro documento que comprove a condição. J√° os profissionais de sa√ļde devem levar um documento que comprove o efetivo exerc√≠cio da função (carteira de trabalho, contracheque) ou registro no Conselho respons√°vel pela categoria.


Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa