Pol√≠tica Eleição Senado

Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado por 49 votos a 32

Pacheco tinha o apoio da maioria dos partidos e do presidente Lula

Por Redação

02/02/2023 às 13:06:59 - Atualizado h√°
Foto: Divulgação

Em votação para definir a presid√™ncia do Senado no bi√™nio 2022/2023, o eleito por 49 votos foi o senador Rodrigo Pacheco -do PSD de Minas Gerais. A eleição acorreu, ainda, em 1¬ļ turno. Pacheco derrotou Rogério Marinho -do PL do Rio Grande do Norte e ex-ministro do Desenvolvimento Regional no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Marinho recebeu 32 votos. Não foi contabilizado nenhum voto em branco.

Rodrigo Pacheco tinha o apoio da maioria dos partidos e do presidente Lula. Marinho representava a ala bolsonarista do Senado, que est√° na oposição e teve apoio de alguns dissidentes do bloco de Pacheco. J√° o senador Eduardo Girão (Podemos-CE), que também era candidato, desistiu da disputa durante a sessão.

A escolha do Presidente do Senado Federal foi feita após a posse dos 27 eleitos em outubro, de acordo com procedimentos definidos pelo Regimento Interno. A votação, secreta e realizada em cédulas de papel, foi comandada pelo atual vice-presidente Veneziano Vital do R√™go (MDB-PB) e exigiu a presença da maioria absoluta dos parlamentares, ou seja, 41, mesmo número necess√°rio para a escolha do presidente. Se nenhum deles obtivesse tal marca, haveria novo turno de votação.

Falta definir agora o restante da Mesa, da qual fazem parte também o primeiro e segundo-vice-presidentes e primeiro, segundo, terceiro e quarto-secret√°rios com seus suplentes. A escolha ser√° feita em nova reunião preparatória, prevista para esta quinta-feira (2), às 10h.

Com informações da Ag√™ncia Senado

Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa