A Prefeitura de Campos deu início às obras de reforma no imóvel que sedia a Creche Escola Professora Rita de Cássia Rocha Soares Chardelli, no Centro, nesta quarta-feira (11). O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, assinou a ordem de serviço no local e acompanhou os trabalhos, ao lado de técnicos da secretaria. O empreiteiro e o arquiteto responsáveis pela reforma, Pablo Lobo e Sergio Armando Junior, respectivamente; a diretora da unidade, Poliana de Castro; e a vice-diretora Marcelle Nascimento, também estavam presentes.
"Apesar desse prédio não ser tombado, vamos manter a fachada que é de 1931. Esse imóvel ficou tanto tempo abandonado que roubaram até os fios da parte elétrica. Da nossa parte podem esperar uma obra de qualidade, e daremos nosso máximo para que tudo seja feito o mais breve possível", disse Pablo.
Há 20 anos na rede municipal de ensino, Poliana está há 7 anos na Creche Rita Chardelli, onde atua como diretora desde 2020 e foi reeleita para o cargo no final do ano passado para mais um biênio. Ela disse que esse é um sonho antigo da comunidade, que será realizado este ano. Os cerca de 160 alunos e 50 funcionários, aproximadamente, estão acolhidos em outro imóvel na mesma rua, onde darão sequência aos estudos em 2023.
"O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Rita de Cássia Rocha Soares Chardelli, desde a sua inauguração em 1989, se encontra no seu quarto endereço e na sua terceira nomenclatura, sendo as últimas de nome Stiac e Dó, Re, Mi. O endereço próprio, localizado na rua Marechal Floriano, 281, Centro, foi interditado em 16/08/21 porque apresentava risco iminente de desabar. Sendo assim, essa obra nos traz uma expectativa enorme em mudarmos para um prédio escolar apropriado para atender às nossas crianças e funcionários que, há anos, sonham com essa realidade e que finalmente agora será possível", afirmou a gestora.
Todas as escolas e creches da rede municipal de ensino serão recuperadas. A estimativa de investimentos é na ordem de cerca de R$ 40 milhões de reais, entre reformas e manutenções, incluindo mão de obra e materiais. De acordo com o secretário, o diferencial é que o pagamento das obras só é efetuado após a conclusão dos serviços.
Mais de 150 unidades já receberam ou estão recebendo intervenções, incluindo as obras, as manutenções e duas novas construções. Agora, a Seduct está investindo em construção de quadras esportivas em Escolas como Getúlio Vargas, Claudia Almeida e Conselheiro Josino. Já as manutenções têm caráter preventivo periódico e corretivo predial, tanto em prédios próprios quanto alugados.
"O processo está dividido por regiões, formando cinco lotes independentes, correspondentes às áreas geográficas específicas do município. Como a extensão territorial de Campos é muito grande, essa medida visa dar maior agilidade à resolução das demandas. Importante destacar que as manutenções são contínuas e podem ser realizadas mais de uma vez, em alguns casos, na mesma unidade, em função dos desgastes naturais e intensos provocados nesses imóveis públicos, pelo volume de pessoas circulando, o que gera mais problemas elétricos, hidráulicos, etc", explicou Marcelo.
De acordo com a subsecretária de Gestão Orçamentária e Financeira, Carla Patrão, o primeiro lote dos cinco, citados pelo secretário, continha 40 unidades a serem reformadas, sendo que seis já tiveram as obras concluídas. Até o final de janeiro de 2023, mais 26 dessas estarão prontas para iniciar o ano letivo. "Essas unidades ficaram muitos anos sem manutenção, gerando um grande sucateamento. A Creche Rita Chardelli, por exemplo, estava muito prejudicada, e agora vamos garantir as melhorias necessárias para o bem-estar dos alunos e profissionais", comentou.