Educação Obras de reforma

Secretário acompanha início das obras na Creche Rita Chardelli

Diversas outras unidades estão em reforma, construção ou em manutenção nas diferentes regiões do munic√≠pio

Por Redação

12/01/2023 às 16:41:23 - Atualizado h√°
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Campos deu início às obras de reforma no imóvel que sedia a Creche Escola Professora Rita de C√°ssia Rocha Soares Chardelli, no Centro, nesta quarta-feira (11). O secret√°rio municipal de Educação, Ci√™ncia e Tecnologia, Marcelo Feres, assinou a ordem de serviço no local e acompanhou os trabalhos, ao lado de técnicos da secretaria. O empreiteiro e o arquiteto respons√°veis pela reforma, Pablo Lobo e Sergio Armando Junior, respectivamente; a diretora da unidade, Poliana de Castro; e a vice-diretora Marcelle Nascimento, também estavam presentes.

"Apesar desse prédio não ser tombado, vamos manter a fachada que é de 1931. Esse imóvel ficou tanto tempo abandonado que roubaram até os fios da parte elétrica. Da nossa parte podem esperar uma obra de qualidade, e daremos nosso m√°ximo para que tudo seja feito o mais breve possível", disse Pablo.

H√° 20 anos na rede municipal de ensino, Poliana est√° h√° 7 anos na Creche Rita Chardelli, onde atua como diretora desde 2020 e foi reeleita para o cargo no final do ano passado para mais um bi√™nio. Ela disse que esse é um sonho antigo da comunidade, que ser√° realizado este ano. Os cerca de 160 alunos e 50 funcion√°rios, aproximadamente, estão acolhidos em outro imóvel na mesma rua, onde darão sequ√™ncia aos estudos em 2023.

"O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Rita de C√°ssia Rocha Soares Chardelli, desde a sua inauguração em 1989, se encontra no seu quarto endereço e na sua terceira nomenclatura, sendo as últimas de nome Stiac e Dó, Re, Mi. O endereço próprio, localizado na rua Marechal Floriano, 281, Centro, foi interditado em 16/08/21 porque apresentava risco iminente de desabar. Sendo assim, essa obra nos traz uma expectativa enorme em mudarmos para um prédio escolar apropriado para atender às nossas crianças e funcion√°rios que, h√° anos, sonham com essa realidade e que finalmente agora ser√° possível", afirmou a gestora.

Todas as escolas e creches da rede municipal de ensino serão recuperadas. A estimativa de investimentos é na ordem de cerca de R$ 40 milhões de reais, entre reformas e manutenções, incluindo mão de obra e materiais. De acordo com o secret√°rio, o diferencial é que o pagamento das obras só é efetuado após a conclusão dos serviços.

Mais de 150 unidades j√° receberam ou estão recebendo intervenções, incluindo as obras, as manutenções e duas novas construções. Agora, a Seduct est√° investindo em construção de quadras esportivas em Escolas como Getúlio Vargas, Claudia Almeida e Conselheiro Josino. J√° as manutenções t√™m car√°ter preventivo periódico e corretivo predial, tanto em prédios próprios quanto alugados.

"O processo est√° dividido por regiões, formando cinco lotes independentes, correspondentes às √°reas geogr√°ficas específicas do município. Como a extensão territorial de Campos é muito grande, essa medida visa dar maior agilidade à resolução das demandas. Importante destacar que as manutenções são contínuas e podem ser realizadas mais de uma vez, em alguns casos, na mesma unidade, em função dos desgastes naturais e intensos provocados nesses imóveis públicos, pelo volume de pessoas circulando, o que gera mais problemas elétricos, hidr√°ulicos, etc", explicou Marcelo.

De acordo com a subsecret√°ria de Gestão Orçament√°ria e Financeira, Carla Patrão, o primeiro lote dos cinco, citados pelo secret√°rio, continha 40 unidades a serem reformadas, sendo que seis j√° tiveram as obras concluídas. Até o final de janeiro de 2023, mais 26 dessas estarão prontas para iniciar o ano letivo. "Essas unidades ficaram muitos anos sem manutenção, gerando um grande sucateamento. A Creche Rita Chardelli, por exemplo, estava muito prejudicada, e agora vamos garantir as melhorias necess√°rias para o bem-estar dos alunos e profissionais", comentou.
Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa