Política Governo RJ

Governador Cláudio Castro anuncia novo secretariado

Serão 32 pastas, com uma professora à frente da Educação e a criação de uma Secretaria Especial de Mulheres

Por Redação

30/12/2022 às 20:13:09 - Atualizado h√°
Foto: Divulgação

Após uma semana intensa de reuniões com aliados, o governador do Rio, Cl√°udio Castro (PL), fechou nesta sexta-feira seu secretariado para o novo mandato que começa no domingo. Serão 32 pastas, duas a menos que as atuais. O primeiro escalão do governo ser√° composto por políticos aliados, como o ex-prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), e o deputado federal Hugo Leal (PSD), mas também por nomes técnicos, como a nova secret√°ria de Educação, a professora Patrícia Reis, hoje superintendente de Gestão de Pessoas da pasta. Apesar de mudar pouco mais da metade de sua equipe, Castro manter√° 13 dos atuais secret√°rios, sobretudo, nas √°reas econômica e de segurança pública, que ele avalia como "algo que deu certo" em seus primeiros anos à frente do Pal√°cio Guanabara.

As últimas definições só ocorreram na tarde desta sexta-feira. Foi quando se bateu o martelo, por exemplo, que o deputado estadual Dr. Serginho (PL) retorna à pasta de Ci√™ncia e Tecnologia, que ele havia comandado até abril deste ano. Ainda do mesmo partido do governador, o PL, por ora o deputado estadual Rodrigo Bacellar continua à frente da Secretaria de Governo. No entanto, como ele é o favorito à sucessão da Presid√™ncia da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), caso sua eleição se confirme no início da próxima legislatura, seu substituto ser√° o deputado estadual Chico Machado (Solidariedade). J√° Jair Bittencourt (PL), que chegou a ser um dos possíveis candidatos ao comando da Assembleia, ser√° o titular da Secretaria de Agricultura.

Do PP, como era dado como certo nas últimas semanas, o deputado federal Doutor Luizinho retorna à Saúde, que ele comandou anteriormente entre 2016 e 2018. Segundo o governador, a interlocução do político com Brasília foi um dos fatores para a escolha.

Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa