Educação Feira de Ci√™ncias

Secretaria de Educação de Campos presente na XVI Fecti, no Rio de Janeiro

Três escolas da rede municipal e uma da rede estadual mostraram seus projetos científicos na maior feira do Rio de Janeiro

Por Redação

30/11/2022 às 16:17:26 - Atualizado h√°
Foto: Divulgação
A Secretaria de Educação, Ci√™ncia e Tecnologia (Seduct) esteve presente no último final de semana na Feira de Ci√™ncia, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (XVI Fecti), na Praça da Bandeira, no Rio de Janeiro. Essa é a maior feira de Ci√™ncias do Estado do Rio e envolve projetos de diferentes segmentos e √°reas. Tr√™s escolas da Rede Municipal e uma da Rede Estadual participaram do evento com um grupo de 12 alunos e 8 professores/orientadores.

Na categoria de Ci√™ncia biológicas e Saúde, o Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel recebeu a premiação de divulgação científica com o projeto, "An√°lise Microbiológica de Poços Rasos no Entorno do Cemitério de Travessão em Campos dos Goytacazes". Ano que vem a unidade vai participar da Feira Ci√™ncia Jovem, em Pernambuco.

Os alunos que participaram da XVI Fecti foram selecionados na IX Semana Nacional de Ci√™ncia e Tecnologia de Campos, realizada em outubro, no Jardim São Benedito. Durante esse evento, aconteceu a VIII Feira de Ci√™ncia, Tecnologia e Inovação, com participação das escolas das redes de ensino municipal, estadual e privada; e a III Feira de Ci√™ncias dos Anos Iniciais. Nessas feiras, os projetos foram avaliados por uma banca julgadora formada por 5 membros, sendo professores de Ci√™ncias com mestrado e doutorado. Ao todo foram selecionados projetos de tr√™s escolas municipais e uma estadual.

Além do Nelson Rebel, as escolas premiadas na Feira de Campos foram: E.M. Nossa Senhora Aparecida, com o projeto "Pluralidade Cultural e Linguagem: Arte, Ci√™ncia e Tecnologia na Valorização de Tesouros Vivos"; E.M. Doutor Luiz Sobral, com o projeto "Efeitos Robótica na OPT Arte A Luz da Física"; e, por fim, a E.M. Eloy Ornelas que desenvolveu: "Tratamento de Esgoto Alternativo".

Coordenadora da Feira Municipal de Ci√™ncia, Tecnologia e Inovação de Campos (Femuct), Carla Salles, explica que, além da participação dessas quatro unidades escolares na XVI FECTI, a Secretaria de Educação Ci√™ncia e Tecnologia (Seduct) também realizou uma cerimônia para premiar outros projetos selecionados na VIII Feira de Ci√™ncia, Tecnologia e Inovação e na III Feira de Ci√™ncias dos Anos Iniciais: Quatro projetos dos Anos Iniciais e quatro projetos indicados para menção honrosa. Esse evento aconteceu no último dia 22, no auditório da Universidade Est√°cio de S√°.

"É revigorante ver o envolvimento e participação dos alunos em eventos como estes, e essa premiação mostra que o comprometimento dos alunos e dos professores valeu e sempre valer√° a pena, principalmente na vida dos alunos que estão em processo de formação e todos contabilizam ganhos individuais e coletivos nesta rede de conhecimento. Que alegria ver que a partir da participação na nossa Feira Municipal (VIII FEMuCTI) os alunos foram para a Feira Estadual (XVI FECTI) e ano que vem estarão numa Feira Nacional (Ci√™ncia Jovem) uma das maiores feiras do Brasil", disse Carla.
Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa