Educação Inclusão

Atividades da Escola de Aprendizagem Inclusiva começam nesta terça-feira

Cerca de 80 alunos de 12 unidades serão contemplados este ano com atividades pedagógicas e terap√™uticas

Por Redação

24/10/2022 às 15:08:21 - Atualizado h√°
Foto: Divulgação

As atividades da Escola de Aprendizagem Inclusiva terão início a partir de terça-feira (25). Cerca de 80 alunos da rede municipal de ensino serão contemplados este ano no espaço, que foi inaugurado pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo secret√°rio municipal de Educação, Ci√™ncia e Tecnologia (Seduct) no dia 12 de outubro, Dia das Crianças. A Escola funciona na Cidade da Criança Zilda Arns, que passou a contar com uma nova proposta de atendimento, se transformando em um Centro de Lazer, Educação e Conviv√™ncia Inclusiva, e deixando de ser apenas um parque tem√°tico.

Segundo o secret√°rio de Educação, Marcelo Feres, a Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI) ser√° um espaço de promoção da aprendizagem de crianças típicas e atípicas, visando à conviv√™ncia inclusiva. Ela integrar√° ações coletivas no âmbito pedagógico e individuais; e no âmbito terap√™utico, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, conforme as especificidades de aprendizagem dos estudantes.

A EAI vai oferecer reforço escolar para alunos entre 2 e 8 anos da rede municipal de ensino, mediante agendamento, das 8h às 12h e de 13h às 17h, de terça a sexta-feira. Também serão atendidos com diversas atividades, pais e respons√°veis pelos estudantes, além dos profissionais da Educação. Aos s√°bados, domingos e feriados, o parque tem√°tico ficar√° aberto ao público em geral para o lazer, das 8h às 17h. Às segundas, o local permanece fechado para limpeza e manutenção.

"O Reforço Escolar vai acontecer com base nas propostas do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), visando à criação de um ecossistema com diversas ações que possibilitem a aceleração do processo de ensinar e aprender, com estimulações cognitivas e √™nfase nas Linguagens e Matem√°tica. Quando necess√°rio, os alunos receberão auxílio de fonoaudiólogos, pedagogos, psicopedagogos e psicólogos", explicou Marcelo.

PREPARAÇÃO

Ao longo da semana passada, as equipes da EAI promoveram diversas reuniões com os funcion√°rios e pais de alunos visando explicar a proposta da unidade. Na sexta-feira (21), a assessora técnica da Seduct, Catia Mello, e a coordenadora da Escola de Formação dos Educadores Municipais, Talita Ernesto, orientaram os pais e respons√°veis e tiraram dúvidas. Uma das professoras da Escola, Luciana Soares, também esteve presente na reunião com os pais. Ela é alfabetizadora, formada em Pedagogia e Matem√°tica, com especialização na UERJ em alfabetização e letramento.

"A escola não é voltada apenas para pessoas com defici√™ncia, mas qualquer criança que possa ter alguma dificuldade no processo de aprendizagem. Vamos trabalhar as principais habilidades das crianças para superar suas dificuldades. É um projeto ousado que nasceu do coração do secret√°rio de Educação, Marcelo Feres. Nosso objetivo é a conviv√™ncia e os alunos continuarão frequentando a escola regular. Eles virão aqui uma vez na semana e, em paralelo, realizaremos atividades com os pais em outra sala, como oficinas, meditação, palestras, entre outras", explicou Catia.

Talita afirmou que, nesta segunda-feira (24), a Seduct vai enviar mensagens para os pais via whatsapp confirmando o dia e hor√°rio de atendimento de cada aluno. "Esse grupo ser√° atendido até o dia 17 de dezembro, mas, vamos atender as especificidades de cada aluno e, se houver necessidade, os atendimentos continuarão no próximo ano. Eles aprenderão de forma lúdica e prazerosa. Não é um modelo de escola padronizada", destacou.

A coordenadora do Departamento de Educação Especial Inclusiva, Carolina Carmo, também promoveu reuniões na semana passada com os diretores e professores das escolas que farão os encaminhamentos das crianças que necessitam de intervenção para aceleração da aprendizagem. "Paralelamente a essas reuniões, fizemos contato com as escolas que t√™m crianças surdas e crianças cegas para iniciarem as oficinas de braille e libras".

Andrea Tavares, é orientadora pedagógica do Acolhimento Despertar e vai acompanhar as atividades do aluo Davi, de 5 anos de idade. "A maneira como as equipes estão nos acolhendo é diferenciada. A gente j√° consegue ver o chamego que meu pequeno Davi vai receber aqui. Estou muito emocionada e esperançosa", comentou.

Dona Heverlane das Chagas j√° é tataravó e não se cansa de participar da educação dos familiares. Ela ficar√° respons√°vel pelo acompanhamento do bisneto Dyan Gabriel, de 8 anos, aluno da Escola Senador Tarcísio Miranda. "Tudo que for pro bem dele eu vou abraçar. Tenho certeza que esse atendimento aqui vai fazer a diferença na vida dele. Estou muito animada e feliz", disse.

UNIDADES CONTEMPLADAS NA 1ª FASE:

1.EM Sagrada Família

2- EM Alcindor de Moraes Bessa

3. EM Maria Lúcia

4. EM Pequeno Jornaleiro

5 EM Sebastiana Machado da Silva

6 Ciep Arnaldo Rosa Viana

7 - Instituto Profissional São José

8 - EM Ferrovi√°rio Jacy Barbeto

9 - EM Francisco de Assis

10 - EM Professor Wilmar Cava Barros

11 - EM Senador Tarcísio Miranda

12 - EM Walter Siqueira

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