Agenda presidencial em Campos foca na educação, com destaque para a inauguração do novo prédio da UFF.
Neste domingo (13), a Prefeitura de Campos dos Goytacazes informou que a equipe médica da Presidência da República visitou o Hospital Ferreira Machado (HFM) com o objetivo de avaliar a estrutura da unidade que ficará de prontidão para possíveis atendimentos durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à cidade, nesta segunda-feira (14).
A visita técnica foi solicitada pela Secretaria-Geral da Presidência à Fundação Municipal de Saúde (FMS), que disponibilizou toda a estrutura do HFM para o atendimento emergencial do presidente, sua comitiva e da população que participará do evento oficial. Na ocasião, o presidente participará da inauguração do novo prédio da Universidade Federal Fluminense (UFF), com foco na área da educação.
Durante a inspeção, foram discutidos temas relacionados à segurança, transporte por ambulância, acessos ao hospital e recursos disponíveis. A comitiva percorreu setores estratégicos da unidade, como o pronto-socorro, politrauma, imagem (tomografia, raio-x e ultrassom) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O presidente da FMS, Arthur Borges, destacou a relevância da preparação para a visita presidencial. "Apresentamos nossa estrutura completa. O HFM é referência regional em trauma e conta com plantões de diversas especialidades médicas, além de leitos de UTI preparados para qualquer eventualidade", afirmou.
Já o secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, enfatizou o orgulho em receber o presidente na cidade e reforçou o preparo da rede municipal. "Estamos inteiramente à disposição da Presidência e do Ministério da Saúde, com apoio do SAMU, ambulâncias e outras unidades de saúde prontas para atender, se necessário", afirmou. Hirano também mencionou o programa SOS Coração, desenvolvido na cidade como resposta rápida a casos de infarto, e que já salvou mais de 450 vidas.
O superintendente do HFM, Guilherme Rangel, lembrou que desde sexta-feira a equipe da Presidência já havia feito contato solicitando apoio. "Nos colocamos imediatamente à disposição. Estamos preparados para qualquer eventualidade neste dia importante para Campos e para o país", disse.
Com 73 anos de atuação, o Hospital Ferreira Machado é um dos principais centros de urgência e emergência do Norte Fluminense, contando com cerca de 1.700 profissionais dedicados ao cuidado da população.