Os candidatos da 8ª turma do Curso Específico de Formação Profissional para a Guarda Civil Municipal (GCM) realizaram nesta sexta-feira (14), a prova final de avaliação do Curso de Formação. Foram 182 candidatos que participaram da avaliação, aplicada na Universidade Estácio de Sá.
De acordo com as normas divulgadas pelo Instituto Consulplan, responsável técnico pela operacionalização do concurso, a prova objetiva de múltipla escolha foi composta por 60 questões, contendo conteúdos aplicados no curso de formação, como o papel das guardas municipais e a gestão integrada de segurança pública em nível municipal; apropriação do espaço público; trânsito; conhecimento jurídico; entre outros.
Será considerado aprovado o candidato que obtiver, no mínimo, 70% de aproveitamento dos pontos da prova objetiva.
Segundo o comandante da GCM, Wellington Levino, o dia de hoje é um marco para a Guarda Civil Municipal. "Hoje é um dia muito importante para a GCM e os mais de 180 alunos no curso de formação para nossa instituição. Hoje finalizamos a última etapa do concurso público para o cargo de Guarda Civil Municipal. Nós tivemos bons profissionais à frente das instruções, dedicados a levar todo o nosso conhecimento, as nossas práticas, para os nossos alunos, para que depois de formados possam garantir a segurança da nossa sociedade", concluiu.
A aula inaugural da 8ª turma do curso aconteceu em 25 de novembro do ano passado, com a presença do Prefeito Wladimir Garotinho, na Universidade Candido Mendes. Na ocasião, o prefeito disse que a GCM está crescendo e evoluindo. "A Guarda passou por várias etapas e hoje é reconhecida como órgão de segurança pública. Enquanto deputado federal, lutei e briguei muito por isso", disse Wladimir à época.
O concurso público da GCM para o preenchimento de 195 vagas imediatas e 585 para cadastro de reserva, foi realizado no dia 17 de dezembro de 2023. O salário-base da categoria será de R$ 2.189,62, com 40 horas semanais, direito a benefícios, tais como risco de vida, quinquênio, entre outros direitos estabelecidos na legislação municipal vigente.
Fonte: Secom/Pmcg