O projeto que classifica o clima dos municípios da Região Norte e Noroeste como Semiárido, de autoria de Wladimir Garotinho quando deputado federal, foi um dos temas abordados
O prefeito de Italva, Léo Pelanca, foi eleito nesta quinta-feira (9) presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) para o biênio 2025/2026, durante assembleia realizada na sede do consórcio em Campos. Ele assume o cargo em chapa única e por unanimidade, substituindo a ex-prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco.
A reunião contou com a presença de vários prefeitos da região, incluindo o prefeito de Campos, Wladimir Garotinho, que destacou a importância da união entre os municípios para a aprovação de pautas coletivas, como o Projeto de Lei 1.440/19, que classifica 21 municípios do Norte e Noroeste Fluminense como área de clima Semiárido. O projeto foi de autoria de Wladimir quando deputado federal.
Pelanca reforçou a necessidade de trabalhar juntos para o sucesso das demandas regionais, enfatizando que a colaboração entre os municípios é essencial para a busca de ações que beneficiem a todos. "Precisamos estar juntos para debater e garantir ações efetivas junto aos governos federal e estadual", afirmou o novo presidente do Cidennf.
Wladimir também destacou o avanço do projeto da Central de Abastecimento de Campos (Ceascam), que está em processo de licitação e contará com recursos de R$ 12 milhões para a reestruturação de um espaço de 260 mil metros quadrados, beneficiando agricultores do Norte e Noroeste Fluminense. O prefeito de Campos reforçou ainda a importância da aprovação do projeto Semiárido, que proporcionará linhas de crédito mais acessíveis para agricultores familiares da região.
Durante a assembleia, o senador Carlos Portinho também se manifestou por vídeo, reforçando o compromisso pela aprovação do projeto de classificação do clima Semiárido.
Felipe Knust, subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Campos, afirmou que a eleição de Léo Pelanca trará mais união e força ao Cidennf, destacando o avanço das pautas coletivas que atendem às necessidades de toda a região.
O Cidennf atualmente reúne municípios como Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Italva, Macaé, Quissamã, entre outros, e segue avançando em busca de soluções conjuntas para o desenvolvimento da região.