Eleita por unanimidade, ela se tornou a segunda mulher a presidir o Legislativo sanjoanense, sendo a primeira Carla Machado, que ocupou o posto de 1999 a 2000.
A vereadora Sonia Pereira, mais conhecida como Soninha, iniciou seu quarto mandato na Câmara de São João da Barra e agora ocupa a presidência da Casa, sendo a única mulher no cargo de presidente entre os municípios do Norte Fluminense. Eleita por unanimidade, ela se tornou a segunda mulher a presidir o Legislativo sanjoanense, sendo a primeira Carla Machado, que ocupou o posto de 1999 a 2000.
Em seus primeiros dias de gestão, Soninha se mostrou animada e focada em aproximar ainda mais a população das atividades da Câmara. Entre suas iniciativas, destaca-se a ampliação das atividades da Escola Legislativa, criada em 2021, com a oferta de cursos voltados tanto para servidores quanto para a comunidade.
"Sempre digo que o lugar de mulher é onde ela quiser. Ser presidenta desta Casa me deixa muito feliz e realizada. Agradeço a Deus por esse momento tão importante e aos meus eleitores e aos meus amigos vereadores pela confiança depositada", declarou Soninha, ressaltando o diálogo com os vereadores e a parceria com o Executivo como pilares de sua gestão.
Soninha também tem o objetivo de continuar com eventos tradicionais da Câmara e criar ações em datas importantes, como o Outubro Rosa. "Quero trabalhar ao lado da prefeita Carla Caputi para atender aos anseios da nossa população", afirmou.
Com uma trajetória política marcada pela experiência e dedicação, Soninha iniciou sua carreira política em 2012, pelo PT, e foi reeleita em 2016, 2020 e 2024. Ela tem a Saúde como uma de suas bandeiras e já ocupou cargos importantes no Legislativo, incluindo a vice-presidência em três ocasiões. Além disso, também passou pelo Executivo, sendo chefe de gabinete da ex-prefeita Carla Machado.
A Mesa Diretora da Câmara de São João da Barra, sob a liderança de Soninha, conta com o vice-presidente Julinho Peixoto, o primeiro-secretário Analiel Vianna e o segundo-secretário Léo de Lolô. Juntos, eles têm a missão de administrar a Câmara e conduzir o processo legislativo nos próximos dois anos.
Por Alicinéia Gama