O alerta, que teve início ao meio-dia de hoje, se estenderá até as 5h da manhã de quarta-feira (8).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (7), um alerta de chuvas intensas que afeta não apenas o Norte e Noroeste Fluminense, mas também os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia. O alerta, que teve início ao meio-dia de hoje, se estenderá até as 5h da manhã de quarta-feira (8).
Com grau de severidade classificado como "Perigo", o alerta prevê chuvas entre 30 e 50 mm/h, ventos fortes com velocidades de 60 a 100 km/h, e o risco de eventos como queda de galhos de árvores, alagamentos, corte de energia elétrica e descargas elétricas.
O Inmet orienta a população a tomar precauções durante o período de risco. Entre as recomendações estão evitar se abrigar debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. A orientação também inclui desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível.
Para mais informações, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A população é aconselhada a seguir as instruções de segurança e se manter informada sobre as condições climáticas.