Grupo realizava golpes financeiros enquanto ostentava bens de luxo nas redes sociais.
Na manhã desta quarta-feira (4), a Polícia Civil, em colaboração com o Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) e a Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), deflagrou a "Operação Ostentação/Luxo Sob Suspeita", que resultou em 14 mandados de busca e apreensão em Campos dos Goytacazes. A ação foi conduzida pela delegada Drª Carla Tavares, da 134ª DP (Centro), que detalhou as estratégias da quadrilha investigada por crimes de estelionato e lavagem de dinheiro.
Os mandados cumpridos na operação incluíram 13 ordens de busca em endereços de pessoas físicas e 1 mandado direcionado a uma empresa de reciclagem, suspeita de servir como fachada para dissimular a origem de bens ilícitos. Os alvos da investigação estão intimamente relacionados a familiares e amigos da organização criminosa.
De acordo com a delegada Carla Tavares, o modus operandi da quadrilha consistia em comprar grandes lotes de ingressos de eventos e shows em Campos e região, para, em seguida, revender os ingressos e solicitar o estorno do valor pago, após o cancelamento das compras. Esse golpe causava prejuízos tanto para as empresas organizadoras dos eventos quanto para as vítimas que já haviam adquirido os ingressos.
A investigação revelou também que os envolvidos na quadrilha ostentavam uma vida de luxo nas redes sociais, exibindo veículos de alto valor e joias de origem suspeita. A polícia irá investigar a procedência dos veículos, que podem ter sido adquiridos em leilões, além de averiguar a autenticidade dos documentos apresentados pelos suspeitos.
Durante a operação, foram apreendidos quatro veículos, joias, celulares e computadores. Todo o material será encaminhado para perícia, a fim de reunir provas adicionais contra os acusados.
A delegada Carla Tavares fez um apelo às vítimas da quadrilha, incentivando-as a procurarem a delegacia para colaborar com a investigação e ajudar a desmantelar totalmente a organização criminosa.