O secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, apresentou o projeto "SOS Coração: Nossa Missão é Cuidar das Pessoas" durante a 19ª Mostra "Brasil, aqui tem SUS", nesta quarta-feira (13). Esta edição aconteceu em formato virtual, chancelada pelo Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde. O SOS Coração é um programa pioneiro e inovador em atendimento por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), oferecendo uma rápida e eficiente assistência aos pacientes nas primeiras duas horas do início dos sintomas, o projeto já contabiliza 384 vidas salvas, até outubro deste ano.
O município de Campos foi selecionado para participar da 19ª Mostra Brasil após ter conquistado o terceiro lugar durante a 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ/ IdeiaSUS da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizada em 25 de abril último, na sede do órgão, no Rio de Janeiro. Com a terceira colocação, o município também foi premiado com o trabalho de acompanhamento da curadoria em saúde da IdeiaSUS Fiocruz, pelo período de um ano, além da produção de um vídeo e publicação de um livro sobre as práticas.
"Houve uma redução significativa no número de óbitos relacionados a infartos entre 2023 e 2024. Em 2023, foram registrados 247 óbitos, enquanto em 2024 esse número caiu para 183, representando uma diminuição de mais de 25%. O projeto SOS Coração atendeu 384 pacientes, e eu destaco aqui a importância do atendimento rápido e da angioplastia primária. Sempre sonhamos com esse projeto e enfatizo que é possível implementar projetos similares em mais cidades e que isso pode salvar muitas vidas. Então, essa é a mensagem principal que trazemos: sonhar e realizar projetos dessa natureza é viável e apresenta resultados positivos, como, por exemplo, redução na mortalidade por IAM", destacou Paulo Hirano durante sua apresentação.
SOS CORAÇÃO - O projeto é uma parceria do município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com o Governo do Estado. O SOS Coração foi lançado oficialmente em 28 de fevereiro do ano passado pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo então secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho.
PORTA DE ENTRADA - Aos primeiros sinais de infarto, a pessoa deve buscar atendimento na rede de urgência como: o Hospital Ferreira Machado (HFM), Hospital Geral de Guarus (HGG), Hospital São José (HSJ), Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) 24h, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Campos. Em São João da Barra, na Santa Casa de Misericórdia do município vizinho. Já em São Fidélis, no Hospital Armando Vidal. Após o primeiro atendimento e sendo necessário, o paciente será transferido para o serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Misericórdia ou para o Hospital Escola Álvaro Alvim para os devidos procedimentos e tratamentos.
Fonte: Secom/Pmcg