Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária, processo seletivo visa a reforçar segurança nas unidades prisionais do estado
O governo estadual do Rio de Janeiro acaba de abrir concurso público para o cargo de inspetor de Polícia Penal. O último certame para ingresso na Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) foi realizado há 12 anos. De acordo com o edital, publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (dia 6), serão 300 vagas para o cargo, que exige nível superior em qualquer área. O salário inicial será de R$ 6.128,29, com Gratificação de Valorização Profissional (GVP) de R$1.119,29. A carga horária prevista é de 40 horas semanais — ou regime de plantão, na escala 24 horas x 72 horas.
Atualmente, a Seap é responsável pela custódia de mais de 43 mil pessoas privadas de liberdade, distribuídas em 50 unidades prisionais, além de realizar o controle de acesso às unidades e promover a ressocialização dos detentos. O órgão também realiza a monitoração eletrônica de mais de oito mil indivíduos em prisão domiciliar e de potenciais agressores de mulheres.
— O governo do estado trabalha a segurança pública de forma integrada, e isso passa necessariamente pelo fortalecimento do sistema prisional fluminense. O novo concurso é uma demanda antiga, fundamental para reforçar o quadro de policiais penais, que agora, após um grande esforço de para recuperar as contas do estado, estamos conseguindo viabilizar. A chegada de 300 novos inspetores vai permitir à Seap intensificar, principalmente, a fiscalização nas portas das unidades prisionais em todo o estado, ampliando o combate à entrada de itens ilícitos, como drogas e aparelhos celulares — afirmou o governador Cláudio Castro (PL).
Além das 300 vagas, o concurso abrirá um cadastro de reserva para eventuais chamadas futuras, tendo em vista sempre a necessidade do sistema e as possibilidades do governo do estado. As inscrições para o concurso vão do dia 11 de novembro até o dia 12 de dezembro.
— Este concurso marca uma nova fase da Polícia Penal e é uma grande oportunidade para quem deseja atuar na defesa da segurança pública do nosso estado, trilhando uma carreira sólida. Esse reforço vem numa boa hora e vai permitir ao governo, inclusive, seguir investindo em novos equipamentos para o sistema prisional fluminense — declarou a secretária estadual de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel.
Fonte: Extra