A Clínica da Criança, inaugurada em 2022 e projetada para realizar 300 atendimentos pediátricos semanais, já se tornou essencial no município, atualmente recebendo entre 600 e 700 crianças por semana. Esse aumento expressivo na demanda levou o prefeito Wladimir Garotinho a anunciar a expansão da clínica, que será transformada no Hospital da Criança, uma unidade infantil de pequeno porte, gerido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) para atender ainda mais famílias de Campos.
Durante uma visita a Brasília, Wladimir conseguiu apoio financeiro para o projeto, com o deputado federal Bebeto destinando emendas parlamentares, incluindo recursos para o futuro hospital infantil. O senador Flávio Bolsonaro também se comprometeu a apoiar a expansão, anunciando uma emenda de R$ 5 milhões para a construção do hospital.
"Parabéns ao prefeito reeleito pela dedicação aos campistas e pela conquista de recursos para o Hospital da Criança. Estou me comprometendo com R$ 5 milhões para a ampliação e reforma, permitindo que Campos tenha um hospital pediátrico de pequeno porte", declarou o senador.
Nas redes sociais do prefeito, a moradora Suzane de Almeida compartilhou sua experiência positiva com a unidade, relatando como o atendimento rápido foi decisivo para salvar a vida de sua filha de 2 anos.
"A Clínica da Criança salvou minha filha ano passado. Eu e meu esposo corremos para lá e conseguimos realizar todos os exames. Em seguida, fomos encaminhados ao Hospital Ferreira Machado, onde minha filha foi operada de apendicite às 21h30 com sucesso. A equipe da Clínica e do Ferreira Machado foram excelentes", relatou Suzane.
Wladimir destacou que a expansão é parte de seu compromisso com a cidade. "Vocês viram que a gente prometeu e anunciou durante a eleição que a Clínica da Criança vai se transformar em um hospital infantil. O senador se comprometeu a colocar emenda no próximo ano para que a obra comece", afirmou o prefeito.
A Clínica da Criança se consolidou como referência em urgência e emergência pediátrica na região, oferecendo um ambiente acolhedor e adaptado para o público infantil, com atendimento 24 horas de uma equipe dedicada, composta por médicos e outros profissionais de saúde. A unidade atende crianças de até 11 anos, 11 meses e 29 dias e conta com uma infraestrutura especialmente preparada para os pequenos, o que inclui espaços lúdicos para tornar o atendimento mais confortável.
"O projeto de transformar a Clínica da Criança em hospital marca um novo capítulo na assistência pediátrica de Campos, ampliando a estrutura para atender mais crianças e oferecendo um espaço moderno e seguro para as famílias campistas", destacou o presidente da FMS, Arthur Borges.
Estrutura Completa
A arquitetura moderna do novo hospital contará com alas especializadas e uma área total de 2.272,66 m², uma ampliação significativa dos atuais 1.087,13 m².
Entre os espaços, as crianças e famílias encontrarão: recepção, fraldário, banheiros, sala de reunião, diretoria geral, administração, farmácia, sala de esterilização, centro de alimentação e farmácia, descanso para funcionários e médicos, consultórios, sendo 6 pediátricos e 2 odontológicos, sala de sutura, curativos, vacina e estabilização, radiologia, ultrassom e laboratório, nutricionista, lactário, sala de medicação e inalação e muito mais.
Além disso, o hospital terá 24 leitos pediátricos, três áreas de isolamento, uma sala de estabilização com dois leitos e uma área de lazer infantil com bancos coloridos e pisos vibrantes, promovendo interação e momentos de descontração entre as crianças.
Pensando no bem-estar integral, o hospital também incluirá uma sala de leitura e estudos, além de um "Jardim da Alegria" no terceiro pavimento. Esse pátio externo será um espaço de recreação ao ar livre, com playgrounds coloridos e ambientes que estimulam a atividade física e o convívio social entre as crianças, proporcionando momentos de relaxamento e alegria.
Fonte: Secom/Pmcg