A ação foi necessária após um caso de meningite bacteriana do tipo meningococo ter sido diagnosticado em uma aluna da unidade escolar
Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram, nessa terça-feira (1), ação de profilaxia antimicrobiana na Creche Escola Beira do Taí. A ação foi necessária após um caso de meningite bacteriana do tipo meningococo ter sido diagnosticado em uma aluna da unidade escolar, de um ano e oito meses de idade. Ela está hospitalizada e passa bem, com quadro estável.
Participaram da ação os enfermeiros do PSE Iasmini Caldas Soares e Sérgio da Silva Mendonça, a médica do setor de investigação na Vigilância Epidemiológica da SMS Anelise Amoy e a enfermeira do setor de investigação na Vigilância Epidemiológica, Emmanuelle Aldred.
O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, afirmou que, assim que a direção escolar informou à Seduct, o Programa Saúde na Escola notificou o caso à Secretaria de Saúde, que confirmou a bactéria meningococo e segue acompanhando o caso.
"A equipe do Programa Saúde na Escola, em articulação com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Município (Vigilância Epidemiológica) e a direção da unidade escolar, seguindo os protocolos de acordo com a situação específica em questão, vem procedendo da seguinte forma: a equipe de enfermagem do PSE está dando suporte via telefone e/ou WhatsApp, sanando dúvidas junto à direção da unidade com orientações em relação aos procedimentos adotados; e ação nessa terça-feira, com a equipe da Vigilância Epidemiológica, e realização de bloqueio com antibióticos – profilaxia, destinado aos alunos e profissionais, especificamente da turma do caso confirmado", explicou João.
Os profissionais das duas secretarias também realizaram palestra de orientação e suporte aos pais de alunos e profissionais da unidade nessa terça, dirimindo dúvidas da equipe escolar e dos responsáveis.
Nos próximos dias, o PSE vai realizar nova palestra de Educação em Saúde no local sobre as Principais Doenças da Infância, além de vacinação itinerante para atualização da Caderneta de Vacinação, tendo em vista que a vacinação é uma das principais formas de prevenção da doença. "Lembrando que fizemos vacinação itinerante na Creche Beira do Taí no dia 6 de setembro de 2022, e agora as equipes estão retornando à unidade para fazer o reforço", disse João.
O subsecretário de Vigilância em Saúde, médico infectologista pediátrico, mestre e doutor em Microbiologia, Charbell Kury, também orienta os pais: "É necessário tranquilizar a todos e esclarecer que a bactéria fica nas narinas e não no ar e nem na superfície inanimada, portanto, não há nenhum tipo de orientação para suspensão das atividades na creche e não há protocolo para realização de sanitização", declarou.
A diretora da creche, Graziela de Fátima Barreto Rodrigues, falou sobre as medidas adotadas. "Essa ação foi de suma importância para nós, profissionais, e para toda comunidade escolar. Foi momento de esclarecimento de dúvidas, tenho certeza de que esse momento acalmou e tranquilizou a todos", avaliou.
Mãe de aluna da creche, Mayara da Silva Rocha aprovou a ideia. "A equipe da saúde é excelente, atendeu muito bem todas nossas dúvidas, esclareceu tudo, fiquei muito satisfeita com o resultado, me deu um grande alívio conversar com eles, porque estava muito preocupada com minha pequena e todos os coleguinhas dela. Agradeço muito pela atenção", comentou.
Fonte: Secom/Pmcg