Campos dos Goytacazes Cursos de Artesanato

Cursos de Artesanato em Taboa e Costura Industrial mudam vidas de moradores de Santo Eduardo e Santa Maria

Na semana passada, a primeira-dama Tassiana Oliveira visitou as localidades e conversou com as alunas dos cursos

Por Redação

01/10/2024 às 10:10:15 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Através de cursos oferecidos pela Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Qualificação e Emprego, moradores de Santo Eduardo e Santa Maria têm conseguido se qualificar para buscar novos rumos de geração de renda. Atualmente são desenvolvidos os cursos de Costura Industrial e Artesanato em Taboa. Na semana passada, a primeira-dama Tassiana Oliveira visitou as localidades e conversou com as alunas dos cursos.

— É um dia muito especial porque a gente retorna a Santo Eduardo, mas com uma proposta diferente e conseguindo ver a esperança. A gente está visitando esse curso de artesanato, onde as alunas trabalham com material que é muito forte na localidade, que é a taboa, e a gente escutou depoimentos importantíssimos de pessoas que estavam em depressão após a enchente e que aqui estão encontrando um novo olhar, um novo caminho para a vida delas e puderam mostrar um dom que muitas nem sabiam que tinham. Mês que vem elas se formam, mas muitas das peças que estão produzindo já estão sendo vendidas. E é isso que a gente deseja. Cada vez mais pessoas se tornando independentes, desenvolvendo suas habilidades de produzir, realizar e conquistar o seu próprio dinheiro — comentou a primeira-dama.

Treze alunas participam do curso de Artesanato em Taboa, que é realizado em Santo Eduardo, e irão se formar no dia 11 de outubro. A oficina é ministrada pela instrutora Sheila Jardim. A procura pela qualificação foi tamanha, que uma segunda turma já está sendo formada. Já o curso de Costura Industrial está em sua segunda turma, com 12 alunas de Santa Maria. A primeira turma se formou em julho deste ano. As aulas da primeira turma do curso de Costura Industrial tiveram ao todo 90 dias de duração e impactaram a vida das alunas, gerando cerca de 80% de empregabilidade.

O secretário municipal de Qualificação e Emprego, Marcelo Mérida, explicou que está em fase de laboratório a oferta de cursos em outras localidades do município. "Estamos interagindo com as regiões e identificando as demandas de cada uma delas para podermos oferecer capacitações de acordo com as necessidades de cada local", disse.

Fonte: Secom/Pmcg

Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa