Campos dos Goytacazes Projeto Seduct

Projeto Seduct na Escola já atendeu mais de 7 mil alunos e visitou 56 unidades escolares

O objetivo é levar para as escolas mais distantes os programas desenvolvidos pela secretaria

Por Redação

30/09/2024 às 11:45:19 - Atualizado há
Foto: Divulgação

O projeto Seduct na Escola continua levando para as escolas mais distantes do Centro da cidade programas desenvolvidos pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Desde que o programa foi criado, em agosto deste ano, projetos como a biblioteca volante "Goiabada com Chuvisco" e Educação Ambiental já estiveram em 56 unidades e atenderam 7.700 alunos.

O projeto conta ainda com a participação do caminhão "Viajando na Ciência", que é um laboratório móvel, e ações da Educação no Campo e Educação Escolar Quilombola. Nessa sexta-feira (27) a E.M. Maria Cordeiro Borges, em Morangaba; Carlos Chagas, em Mundeus e Professora Claudia Almeida Pinto de Oliveira, no Farol de São Tomé, visitaram a Escola Família Agrícola (EFA) Belo Monte, em Mimoso do Sul.

"Conhecer propostas pedagógicas para os sujeitos do campo é consonante com a Política Nacional e Municipal de Educação do Campo. Além de ser um direito para os estudantes das 91 escolas da rede municipal. Um primeiro passo para conhecermos uma modalidade de ensino diferenciada é ver ela acontecendo na prática", disse o articulador pedagógico de educação escolar quilombola, Diego Santos.

Fechando o mês, nesta segunda-feira (30), a biblioteca volante está na E.M. Manoel Simões de Rezende, no Carvão. Coordenadora de Políticas Públicas de Acesso e Incentivo à Leitura e ao Livro da Seduct, Ana Raquel Pourbaix pontuou que o "Goiabada com Chuvisco" conta com um acervo de aproximadamente 3 mil livros, contendo obras literárias de autores clássicos da Literatura Infantojuvenil, tais como Ziraldo, Pedro Bandeira, Ruth Rocha, Ana Maria Machado. Há também leituras regionais, como "Nilo Peçanha em quadrinhos".

"A visita da Biblioteca Volante Goiabada com Chuvisco nas escolas é parte do conjunto de ações pedagógicas que visam acesso e incentivo à cultura literária. Ler é passaporte da cidadania. A presença da biblioteca permite acesso, democratização e incentivo à comunidade escolar de forma dinâmica e funcional, pois aproxima alunos, professores e agentes educacionais do universo literário, fomentando o diálogo com livros e autores clássicos da Literatura", disse Ana Raquel.

Já a coordenadora da Educação Ambiental, Ísis Vivório, explicou que entre as atividades desenvolvidas no mês de outubro estão Palestra "Reciclar é a Solução", visita ao aterro sanitário de Conselheiro Josino e ao Centro de Educação Ambiental (CEA), entre outras atividades.

"Nas unidades escolares de Campos, a educação ambiental é a semente que plantamos hoje para colhermos um futuro mais consciente, onde nossas crianças aprendem a cuidar do que amam: o lugar onde vivem. É através dela que transformamos a realidade, construindo uma cidade mais sustentável e responsável", ressaltou Ísis.

Fonte: Secom/Pmcg

Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa