Durante a ação, que aconteceu nos bairros Bonsucesso e Novo Mundo, foram eliminados 29 focos do mosquito Aedes aegypti
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), realizou mais dois mutirões nesta quinta-feira (5). As atividades aconteceram simultaneamente nos bairros Bonsucesso e Novo Mundo, totalizando 1.914 imóveis e terrenos baldios vistoriados e na eliminação de 29 focos do mosquito Aedes aegypti.
Durante o trabalho, os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) também identificaram a necessidade de tratamento com larvicida em 529 imóveis. Uma caixa d"água foi telada. Também foram recolhidos 225 sacos de lixo contendo inservíveis e 202 pneus.
"Nos mutirões, os agentes percorrem todos os tipos de imóveis, sejam residenciais, comerciais ou públicos. Eles vistoriam, tratam e também orientam à população quanto aos cuidados para evitar a proliferação do mosquito. O combate ao mosquito tem que ser diário e a população é nosso maior aliado, pois, ao cuidar de seu imóvel, está protegendo a si mesmo e também aos seus vizinhos", explica Claudemir Barcelos, coordenador do PMCV.
Os mutirões tiveram início no dia 22 de agosto, após o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa). Na próxima quinta-feira (12) será a vez dos bairros Flamboyant II, Turfe Clube, Salo Brand, Tarcísio Miranda e Riachuelo. Em seguida, quinta-feira (19), o mutirão acontece nos parques José do Patrocínio e Benta Pereira.
No município, de 1º de janeiro até o dia 31 de agosto, foram registradas 20.173 notificações para dengue e 1.285 para chikungunya. Deste total, seis casos evoluíram para óbito, sendo quatro por dengue e dois por chikungunya. Não há nenhuma notificação para zika vírus até o momento.
Fonte: Secom/Pmcg