Fato causou curiosidade nos moradores de Campos dos Goytacazes.
Nesta terça-feira (30), a concessionária Águas do Paraíba emitiu um comunicado esclarecendo a origem da mancha escura observada em alguns pontos do Rio Paraíba do Sul, em Campos dos Goytacazes.
Confira o comunicado:
Para assegurar a qualidade da água tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) Coroa, em Campos dos Goytacazes, durante este período de aumento significativo na floração de algas no Rio Paraíba do Sul, a concessionária Águas do Paraíba passou a utilizar carvão ativado no processo de tratamento da água. O carvão ativado é amplamente reconhecido e recomendado por sua eficácia na remoção de compostos orgânicos, incluindo aqueles produzidos pelas cianobactérias, resultantes da floração de algas no manancial de captação.
Devido à necessidade de uma alta dosagem de carvão ativado para garantir que a água não tenha gosto nem odor, houve um extravasamento de água de lavagem de filtros contendo carvão ativado no Rio Paraíba do Sul. Este procedimento foi adotado por recomendação técnica, que desaconselha a recirculação dessa água de lavagem dentro do sistema de tratamento para garantir os padrões de potabilidade. A concessionária enfatiza que o carvão ativado utilizado possui características que não são prejudiciais ao meio ambiente.