A capacitação "Cuidados para o desenvolvimento da criança" é ministrada pelo Governo Estadual e voltada para os supervisores regionais do programa
O município de Campos está sediando, nesta semana, uma capacitação do programa Criança Feliz. A capacitação "Cuidados para o desenvolvimento da criança" é ministrada pelo Governo Estadual e voltada para as equipes de supervisores regionais do programa, de cidades como Volta Redonda, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana, Conceição de Macabu, além de Campos. A proposta do CDC é priorizar o desenvolvimento infantil com brincadeiras simples, trabalhando com coordenação motora, comunicação e linguagem, cognição, interação e fortalecimento de laços parentais.
Nessa quinta-feira (11), as equipes de supervisores do Criança Feliz, em Campos, realizaram visitas às famílias que são acompanhadas pelo programa, como parte da capacitação. A supervisora Erika Costa acompanhou a visita feita ao pequeno Hendryck Luiz da Silva, de um 1 e 2 meses, na Codin, em Guarus.
"Eu fiquei muito satisfeita com o que eu acompanhei. Eu pude ver o quanto a visitadora tem feito um trabalho magnífico naquela região. É um resultado muito bom, que mostra a importância desse trabalho de acompanhamento da primeira infância", disse a supervisora.
A mãe do Hendryck, Yasmim da Silva, conta que ele evoluiu bastante depois que começou a ser acompanhado pelo Criança Feliz.
"Ele teve uma evolução muito boa, até mesmo porque ele é uma criança prematura e nasceu de sete meses. Ele tinha dificuldades em algumas coisas, até mesmo de lidar com os irmãos. O andar, a fala, o toque e a observação melhoraram muito depois da visitação", explicou a mãe.
Criado pelo Governo Federal e implantado em Campos pela Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social em abril de 2023, o programa faz o acompanhamento do desenvolvimento integral da primeira infância, sendo crianças de zero a seis anos. Já foram realizadas mais de 40 mil visitas domiciliares. O Criança Feliz acontece por meio de visitas domiciliares, estando presente em todas as regiões do município, abrangendo a área de cobertura dos 14 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O programa tem a adesão de mais de 2.000 famílias.
"A capacitação é uma atividade obrigatória para o desenvolvimento do nosso trabalho. Nós precisamos estar sempre atentos aquilo que for para melhorar o programa, como as visitas que fortalecem o vínculo entre as crianças e seus cuidadores. Foi um orgulho para nós, do Criança Feliz, sediar essa capacitação em nosso município", explicou a coordenadora do Criança Feliz em Campos, Luciana Abreu.
Ao todo, cerca de 100 profissionais atuam no Criança Feliz, entre visitadores e supervisores. Eles foram selecionados por meio de processo seletivo, que contou com mais de 7 mil inscritos.
"O objetivo das visitas é colocar o supervisor no campo de atuação das visitadoras, que fazem as visitas de forma semanal. O CDC é uma capacitação importante, porque ele atua com os gestores atuando no território, aumentando cada vez mais o trabalho desenvolvido em prol dessas crianças", explicou Kátia Amorim, multiplicadora estadual do programa.