Campos dos Goytacazes Força-tarefa de Multivacinação

Boulevard Shopping recebe neste sábado Força-tarefa de Multivacinação

Objetivo da ação é atualizar a caderneta de vacinas, principalmente das crianças e adolescentes

Por Redação

10/07/2024 às 20:56:04 - Atualizado há
Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUVS), realiza mais uma Força-tarefa de Multivacinação "Quem ama, vacina!". A ação para atualizar a caderneta de vacinas, principalmente das crianças e adolescentes, será neste sábado (13), na área do Clubinho Casa da Árvore, do Boulevard Shopping Campos, das 11h às 18h.

No espaço, serão aplicadas as vacinas do calendário de rotina da criança a partir dos 2 anos de vida — incluindo as vacinas VIP e VOP, que protegem contra a poliomielite —, do adolescente e do adulto. Também será aplicada a vacina Influenza, que previne contra a gripe, indicada para o público acima de 6 meses de vida.

"Recentemente realizamos a campanha contra a poliomielite para crianças menores de 5 anos, mas muitas não foram vacinadas. Essa é mais uma oportunidade para elas receberem a dose extra e se protegerem contra essa doença, que, quando não mata, deixa sequelas irreversíveis", explica o assessor técnico de Imunização, Leonardo Cordeiro.

A vacina contra a Covid-19 será aplicada para os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde, entre os quais estão crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; imunossuprimidos; pessoas que vivem ou trabalham em Instituições de Longa Permanência (ILP); indígenas; ribeirinhos; quilombolas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente ou comorbidades.

A Força-tarefa de Multivacinação teve início em outubro de 2022 e integra as diferentes estratégias com a finalidade de ampliar a cobertura vacinal no município. "É nossa obrigação, enquanto poder público, proporcionar condições para manter as crianças protegidas, com a saúde plena e não para tratá-las apenas na gravidade. Com a vacinação, com certeza, estaremos evitando doenças ditas imunopreveníveis, doenças que muitas vezes matam nossas crianças porque não foram vacinadas de forma adequada", disse o secretário de Saúde, Paulo Hirano, acrescentando que a responsabilidade de levar as crianças ao posto de vacinação é dos pais e seus responsáveis legais.

Para receber os imunizantes, é preciso levar documento com foto, CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação, no caso das crianças e adolescentes, e o Cartão de Vacina Covid-19 para quem já iniciou o esquema vacinal.

Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa