Campos dos Goytacazes Cão da Guarda Municipal

Cão da Guarda Municipal encanta pacientes e funcionários da Santa Casa

Zeus, da raça golden retriever, visitou a instituição nessa terça-feira, acompanhado do seu treinador e de dois agentes do Grupamento de Operações com Cães

Por Redação

10/07/2024 às 20:55:30 - Atualizado há
Foto: Divulgação

A visita do cão Zeus, de 2 anos e 7 meses, da raça golden retriever, à Santa Casa de Misericórdia de Campos, nessa terça-feira (9), transformou o ambiente hospitalar. O animal, treinado para atividades de show dog, pertence à Guarda Civil Municipal (GCM), que vem intensificando as visitas às instituições de saúde, asilos e escolas para um trabalho de socialização. Pacientes e profissionais do hospital vivenciaram momentos de descontração.

O provedor da Santa Casa, Manoel Corraes Neto, acompanhou a interação do animal com os pacientes internados na unidade de cuidados prolongados e no setor de cardiologia, ambos no 2° andar do hospital. "Além de humanizar o ambiente hospitalar, esse contato melhora significativamente o humor dos pacientes, reduzindo o estresse. Queremos agradecer à Guarda por essa iniciativa. Pedimos, inclusive, que as visitas sejam mensais", disse o provedor.

Internada na unidade de cuidados prolongados, Creuzeli Domingues, de 47 anos, ficou com medo do cão. Após o animal se aproximar e deitar a cabeça em seu colo, entretanto, ela se emocionou e fez carinho em sua cabeça. "Ele é tão lindo", disse. Quem também sentiu medo ao avistar o animal foi José Carlos Basílio, de 65 anos, internado no setor de cardiologia. Ao perceber a personalidade calma do animal, a interação foi imediata.

Zeus chegou à Santa Casa junto do seu treinador, o GCM Antônio Neto; do coordenador do canil na parte social, GCM Ítalo Augusto, e da GCM Solange da Silveira Souza, todos agentes do Grupamento de Operações com Cães (GOC). Segundo Ítalo Augusto, o animal já esteve no Hospital Ferreira Machado (HFM), no Asilo Monsenhor Severino e em escolas das redes pública e privada. "As crianças e os idosos adoram quando ele chega. Vira a grande atração", contou o servidor.

Já Neto, que é treinador do Zeus desde que ele chegou ao canil da Guarda, com três meses, disse que o animal foi doado por um criador do município de Casimiro de Abreu. "É uma raça dócil. Tanto que a mordida dele é considerada uma mordida mole. Já o treinamento é específico, com coreografias. A bolinha de tênis e o carinho que damos a ele são sua recompensa".

Os agentes do GOC trabalham com o auxílio de cinco cães, sendo quatro para detecção de armas, drogas e munições, em parceria com todas as forças de segurança, como Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil, Polícia Militar e o GAECO, que visa identificar, prevenir e reprimir o crime organizado. São eles: Iron; Baru; Bolt e Sniper. O quinto é o Zeus.

Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa