Campos dos Goytacazes Ação da GCM

Guarda Municipal de Campos realiza remoção de veículos abandonados em vias públicas

A remoção está focada na saúde e segurança pública, já que nos veículos são encontrados focos de mosquito causador da dengue e pode ainda servir de esconderijo de material ilícito. A ação contou com apoio do CCZ

Por Redação

12/06/2024 às 15:06:02 - Atualizado há
Foto: Divulgação
Com o intuito de promover maior segurança e evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti — causador da dengue, chikungunya e zika — e de roedores, a Guarda Civil Municipal deu início à remoção de veículos abandonados nas vias do município. Na manhã dessa terça-feira (11), as equipes estiveram na Avenida Arthur Bernardes, próximo à rua São Lino, no Parque Aurora. A ação contou com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

O guarda municipal Leonardo Batista Simões, coordenador e gerente de transporte interno e trânsito, explica que, com a ativação do pátio público, a corporação vai focar na remoção de veículos abandonados.


"O intuito é trabalhar a área da saúde, já que os veículos podem acumular água, podendo causar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, e ainda a alçada da segurança pública, já que pode virar um local de crimes e esconderijo de material ilícito. O município está investindo na iluminação de led e no centro de controle operacional e não adianta fazer todo esse investimento se não fizer o trabalho de campo, que é a retirada desses veículos que estão em estado de abandono e podem ser um potencial lesivo à sociedade".

O gerente de transporte explicou que a população pode denunciar um carro abandonado por meio do número 153. "O cidadão liga e denuncia. A Guarda constata a denúncia e, em média, em uma semana faz a remoção, levando o veículo para o pátio público. É bom lembrar que os veículos que estão abandonados em condomínios também podem ser removidos, caso possa causar risco à saúde ou segurança dos moradores".


O diretor do CCZ, Luciano Souza, relata que a parceria entre o CCZ e a Guarda Municipal vai ser imprescindível para a eliminação de focos do mosquito. "Os carros abandonados estão em um estado bem deplorável e acabam acumulando água em um período chuvoso. Toda ajuda é muito válida para poder retirar esses carros das ruas, porque qualquer contribuição ela soma muito, a fim de manter a saúde da população, já que estamos em um período de epidemia da dengue".


O coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), Claudemir Barcelos, também acompanhou a ação.


"Temos encontrado bastante foco nesses carros abandonados e isso tem causado um transtorno muito grande para o CCZ. A gente sempre pede a colaboração da população para não deixar os carros sem condições de trafegabilidade abandonados nas ruas".

Pátio Público — No mapeamento preliminar realizado pela GCM, foram notificados cerca de 15 veículos abandonados em vias, como na Avenida São Fidélis, Rua Dr. Hugo Nunes de Carvalho, Rua Alcir Ferreira Monteiro, entre outras. O depósito público, localizado no Parque Cidade Jardim, possui aproximadamente 7 mil metros quadrados e conta com o auxílio de 36 câmeras de segurança.

*Secom
Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa