Campos dos Goytacazes Espaço de Lazer

Horto Municipal de Campos: muito mais do que um espaço verde de lazer

O local é bastante procurado para atividades físicas, confraternizações, chá revelação, piquenique e ensaio fotográfico, além de aprendizado sobre educação ambiental

Por Redação

26/04/2024 às 18:39:12 - Atualizado há
Foto: Divulgação
Completamente arborizado, o Horto Municipal de Campos não se restringe apenas a um espaço verde e de lazer gratuito, mas também um lugar para se aprender sobre educação ambiental e sustentabilidade. Com 22 mil e 700 metros quadrados, o equipamento da Prefeitura, situado na Avenida Alberto Lamego, s/n°, recebe diariamente uma média de 50 visitantes, número que dobra nos finais de semana.

O espaço funciona de segunda a segunda, inclusive nos feriados, das 8h às 16h. Ainda este ano, a sede administrativa e o banheiro serão reformados com recursos de emenda parlamentar.

Além das visitas, segundo uma das coordenadoras do Horto, Jaucrelha Maria Gomes Cruz Sardinha, o local é bastante procurado para atividades físicas, confraternizações, chá revelação, piquenique e ensaio fotográfico. "Com exceção da atividade física, solicitamos às pessoas, que desejam, por exemplo, realizar uma confraternização aqui, que façam um agendamento prévio", disse ela, informando que, para agendamentos de segunda a sexta-feira, o telefone de contato é (22) 98102-0869, e aos sábados, domingos e feriados, (22) 98102- 0552.

No espaço são realizadas também visitas guiadas com alunos de escolas públicas e particulares. Responsável pelas visitas guiadas e pela Educação Ambiental no Horto, Ana Luiza Pecly Marçal explicou que o lugar possui espécies de mudas relevantes como Pau-brasil, Seringueira, Pau-ferro, Cedro, Grumixama, além das Palmeiras Imperiais, que se tornaram o símbolo do Horto.

Outros projetos desenvolvidos no local, segundo Ana Luiza, são o "Desapego Literário", onde a pessoa pode doar livros que ela não está usando mais para o Horto, e o "Ecoponto" destinado ao descarte correto do óleo de cozinha usado, papelão, plástico, dentre outros.


"A cada duas sacolas pequenas de material reciclável, a pessoa pode levar uma muda de sua preferência e, a cada dois litros de óleo de cozinha usado, ela pode trocar por um frasco de detergente ou uma muda", afirmou Ana Luíza, acrescentando, ainda, que o Horto possui atualmente mais de 150 árvores de 50 espécies.


Eloar dos Santos da Cruz, 60 anos, esteve no Horto em busca de uma muda ornamental. Acreditando que as plantas eram comercializadas, Eloar chegou ao local perguntando se as mesmas eram para venda. Após saber que o espaço é público, ela decidiu adotar uma árvore, levando para casa uma muda de Brasileirinho. "Moro em Guarus, no Parque Vicente Dias, e há muito tempo não visitava o Horto. Além de bonito, o espaço está bem cuidado", elogiou ela.

O também coordenador do Horto, Rubens Américo Carlos da Silva, lembrou que o local permite a entrada de animais, possuindo estacionamento para 40 veículos. "Tem gente que vem aqui somente para conhecer e fica encantada com a beleza do local".

*Secom
Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa