O tutor do animal não foi identificado
Um cachorro da raça pitbull que estava solto nos últimos dias nas ruas do bairro Nova Goitacazes, na Baixada Campista, estava deixando os moradores do local apreensivos. Ele entraram em contato com o CCZ após uma família conseguir prender o animal. A equipe do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), esteve no bairro na manhã desta sexta-feira (19) e recolheu o animal, que foi levado para a sede do órgão.
Moradores relataram que o cachorro chegou a avançar em algumas pessoas. O tutor do animal não foi identificado.
No início deste mês a escritora Roseana Murray, moradora de Saquarema foi atacada por três pitbulls e perdeu o braço.
O abandono e maus-tratos contra animais domésticos é crime previsto no artigo 32 da Lei 9.605/98 e da Lei Federal, a 14.064/2020, que prevê pena de detenção de 2 a 5 anos para quem cometer tais crimes, além de multa e a proibição de guarda.
"A responsabilidade de fiscalização desses crimes é do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM) e das 134ª e 146ª Delegacias de Polícia Civil do município. A equipe do CCZ, quando acionada, tem papel colaborativo e aditivo. O CCZ recolhe animais soltos nas vias públicas. Nesses casos, a pessoa pode ligar para o número (22) 98173-0471", disse a Prefeitura, por meio de nota.
O animal passará por avaliação do médico veterinário do local e, posteriormente, colocado para adoção responsável.
*J3news