Colaboradores do setor de Transportes da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) participaram, nesta quinta-feira (17), de uma capacitação em Primeiros Socorros. O curso foi ministrado por alunos do curso de Enfermagem da Universidade Estado de Sá, que foram contemplados como bolsistas pelo projeto Mais Ciência. O Programa Saúde na Escola (PSE) fez a articulação e parte da equipe também participou como ouvinte.
O curso foi realizado na Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem) e os participantes receberam informações acerca de Desobstrução de vias respiratórias de engasgo; Reanimação em casos de parada cardiorrespiratória; Primeiros Socorros em casos de queimaduras, crise convulsiva, picada ou mordida de animal; Crise de asma; Inserção de corpo estranho nos olhos, ouvidos e nariz, além de desmaio.
Coordenador do setor de Transporte, Vagner Santiago também falou sobre a importância do socorro imediato. "Hoje os motoristas trabalham também com crianças especiais, logo todo treinamento é válido para que saibam o que fazer numa emergência. Temos mais de 50 mil crianças na rede municipal e termos esses profissionais capacitados para atender uma emergência nos deixa tranquilos", disse Vagner.
O coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira, destacou que a discussão a respeito de Primeiros Socorros no ambiente escolar e também com os colaboradores que transportam os alunos das suas residências até a escola e vice-versa, é de suma importância, já que, com esse conhecimento, é possível minimizar os danos em caso de acidentes.
"Foi uma manhã de muitas informações e aprendizados com a participação da equipe de forma bastante ativa, ressaltando a importância das ações de educação em saúde para os atores que estão envolvidos", afirmou João.
João informou, ainda, que no dia 24 deste mês a creche do Parque Prazeres também vai receber a capacitação em primeiros socorros. "O grupo de Enfermagem da Estácio vai fazer os primeiros socorros e a equipe do PSE vai falar sobre as principais doenças da infância", explicou João.
*Secom