O fenômeno deve provocar temporais e registrar acumulados de 200 milímetros por dia até o domingo.
Os dias de sol a pino serão substituídos pela chuva no Rio, com a previsão da chegada de uma frente fria ao estado no fim da quinta-feira. O fenômeno deve provocar temporais e registrar acumulados de 200 milímetros por dia até o domingo. Por conta da iminência das chuvas, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) convocou uma reunião com representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e das defesas civis Estadual, do Rio e das cidades da Região Serrana, para deixar a população sobreaviso.
A previsão é que os maiores volumes de chuva sejam registrados no sábado, com a Região Serrana como a mais afetada. Segundo o Climatempo, a quinta-feira começará com sol, com chances de pico de calor no estado, devido ao pré-frontal, condição que antecede a chegada de uma frente fria. Ao fim do dia, a frente fria se aproxima, com a formação de nuvens carregadas e há previsão de pancadas de chuva, com chances de temporal, de acordo com o instituto.
— A gente vem de um cenário de dias muitos quentes no Rio e terá uma frente fria muito importante, que vai quebrar esse cenário. Esse é um contexto de choque de massas, uma muito quente com uma muito fria, o que preocupa os meteorologistas — explica Guilherme Alves, meteorologista do Climatempo, sobre o contexto que deve motivar os temporais.
Já entre sexta-feira e sábado, essa frente fria se desloca lentamente sobre o estado e levará chuva para todas as regiões. O alerta do Climatempo é que essa será uma situação "excepcional", com chuva persistente, caindo de forma intensa, o que "irá acarretar acumulados extremamente elevados, que podem superar o volume médio para todo o mês de março em apenas 24/48 horas".
O acumulado de chuva pode variar de 300 a 500 milímetros na Região Serrana, na Baixada Fluminense e no Litoral Norte de quinta a domingo, mais que o dobro do esperado para esta época do ano. Na capital, por exemplo, a média para todo o mês de março é de 135 milímetros na estação Vila Militar; já em Petrópolis, a média é de 207,5 milímetros neste mês.
— Os modelos convergem para a previsão de chuva intensificada. Terá chuva antes (da frente fria, na quinta-feira), durante sua passagem e ela deve continuar estacionada sobre o estado no domingo, favorecendo muita chuva em um curto espaço de tempo — completa Guilherme Alves.
Fonte: O Globo