Bolamania, pintura facial, assistência jurídica e de saúde, conscientização ambiental e apresentação musical da banda da Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia (Seduct). Esses foram alguns dos serviços que a 6ª edição do projeto Caravana da Educação levou à Escola Municipal Carlos Chagas, em Jacarandá.
A comunidade pode conhecer o Caminhão "Viajando na Ciência", que conta com laboratórios móveis e com a Biblioteca Volante, "Goiabada com Chuvisco", que conta com acervo de livros infantis. O Programa Saúde na Escola (PSE) ofereceu diferentes serviços como, por exemplo, aferição de pressão arterial, orientação de saúde auditiva, orientação nutricional, entre outros.
Alunos das escolas municipais Bartolomeu Lysandro, Carlos Chagas e Marlene Henriques, fizeram apresentações musicais e teatrais. As plataformas Eduten e a Matemática Divertida também chamaram a atenção das crianças. Elas ainda aprenderam sobre sistema solar e a Terra com o projeto de Iniciação à Robótica Educacional apresentado pela Escola municipal Anleifer Leite Fernandes. Houve ainda sorteio de brindes.
O secretário de Educação Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, participou do evento e plantou duas mudas de árvores frutíferas: Abio e abacate. Ele destacou a importância do evento. "Essa é mais uma das oportunidades de estarmos mais próximos da comunidade escolar e mostrarmos o trabalho desenvolvido nas unidades escolares. E os pais podem observar de perto os projetos e como o ensino aprendizagem mudou e se modernizou. Nós já avançamos muito e temos ainda mais para avançar. Terminamos agora a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e já estamos planejando o próximo ano", pontuou Feres.
Para a gestora da unidade, Edmarcia Pereira Rangel da Silva, o projeto é de suma importância, pois aproxima a Secretaria da comunidade escolar. "O Caravana é essencial, porque funciona como uma ponte entre a Educação e os pais, alunos e moradores da localidade. As crianças estão deslumbradas com os projetos, principalmente o Caminhão da Ciência, que despertou muita curiosidade", explicou a gestora.
DEPOIMENTOS
Moradora da localidade de Balança Rangel, Lara Souza estava encantada com o Viajando na Ciência. Atenta às explicações, ela não desgrudou o olhar dos animais em resina. "Adorei o sapo. Achei muito interessante poder olhar de perto e perceber as características dele. Nunca tinha percebido os detalhes" ressaltou Lara.
Moradoras do bairro Aeroporto, as amigas Lesivânia Souza e Camila Pereira, estavam animadas com a banda da Seduct. "É um sábado diferente., cheio de novidades. É bom para distrair a gente", contou Camila.
Grávida de 6 meses Marcele Manhães, também estava se divertindo com o Caravana da Educação. "São muitos projetos que eu conheci hoje. Achei ótima a biblioteca volante. Meus filhos adoraram ler as histórias", disse.
A dona de casa, Camila Pereira, também aprovou a iniciativa. "Poderia ter mais vezes. Foi um sábado muito animado. Muito bom ", finalizou Camila.
A Carlos Chagas tem atualmente 516 alunos e atende do Pré-I ao 9 ano. As localidades atendidas são de Mundeus; abadia; usina São João; Parque Prazeres, Campelo, Brejo Grande, e Eldorado.
CINEMA ITINERANTE
Às 18h, no Cinema Itinerante foi exibido o filme "Procurando Dory". Depois da busca de Marlin por seu filho Nemo, a esquecida peixinha Dory de repente recorda das suas memórias de infância. O filme busca ajudar as pessoas normais a respeitarem melhor quem possui deficiência física ou doenças que causam sofrimento mental, como é o caso da personagem. Ela sofre de um tipo de amnésia, pois tem dificuldade de se lembrar de pessoas que acabou de conhecer e de fatos ocorridos poucos minutos antes.