Região Bolsas Universit√°rias

São João da Barra abre inscrições para o programa de bolsas universitárias

O an√ļncio da abertura de novas bolsas universit√°rias foi feito nesta quarta-feira, 1¬ļ, pela prefeita Carla Caputi.

Por Redação

01/11/2023 às 17:17:42 - Atualizado h√°
Foto: Divulgação

A Prefeitura de São João da Barra inicia na próxima segunda-feira, 6, o cadastro para os estudantes universit√°rios que queiram participar do Programa Municipal de Incentivo ao Ensino Universit√°rio, o Cartão Universit√°rio. O prazo vai até sexta-feira, 10. Os interessados devem acompanhar o Di√°rio Oficial do Município (aqui) para obterem as informações sobre o processo de inscrição. O anúncio da abertura de novas bolsas universit√°rias foi feito nesta quarta-feira, 1¬ļ, pela prefeita Carla Caputi.

— O incentivo à educação é prioridade no nosso governo, desde as primeiras séries, que oferecemos na rede municipal em ensino de excel√™ncia, até o acesso ao ensino superior, ajudando os sanjoanenses a se prepararem para o mercado de trabalho e a terem acesso ao conhecimento nas mais diversas √°reas — declarou a prefeita.

Os critérios para ter direito ao Cartão Universit√°rio no segundo semestre de 2023 estão especificados no decreto 51/23, de 20/06/2023. Entre eles estão não possuir renda familiar mensal suficiente para custear o curso de graduação, sem prejuízo do seu sustento e de sua família, o que dever√° ser comprovado por declaração e/ou apresentação de comprovantes de rendimentos. O município poder√° solicitar documentação complementar e/ou encaminhar assistente social à resid√™ncia do requerente para emissão de relatório técnico-social sobre a sua condição familiar. O aluno deve também estar matriculado em instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação e residir no município de São João da Barra h√° pelo menos tr√™s anos, o que dever√° ser comprovado por meio de declaração de duas testemunhas que residam na mesma localidade. Confira o decreto (aqui).

A seleção dos benefici√°rios ser√° realizada pela Comissão Municipal de Avaliação de Bolsas (Comab), designada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Os valores individuais das bolsas de estudos variam de 40% a 100%, observando os critérios que constam do decreto 51/23.

O benefício das bolsas de estudos ser√° suspenso caso o estudante tranque a matrícula ou não efetue o pagamento à instituição. A suspensão ocorre também se for comprovada falsidade na apresentação dos documentos ou na prestação das informações necess√°rias à inscrição no programa

— Temos todos os critérios estabelecidos em decreto municipal para que o programa seja destinado de fato aos sanjoanenses que querem a oportunidade de cursar o ensino superior e não possuem condições para o custeio das mensalidades. A comissão de avaliação analisa criteriosamente cada caso e os estudantes que atendam aos critérios são aprovados e inscritos neste programa que tem sido tão importante para muitos sanjoanenses — disse a secret√°ria municipal de Educação, Angélica Rodrigues.

Abaixo seguem o formul√°rio de cadastro e de declaração de vizinhos

FORMUL√ĀRIO DE CADASTRO PROGRAMA BOLSA UNIVERSIT√ĀRIA 2023 2.docx

DECLARAÇÃO DE VIZINHO 051 2023 (1).docx

Fonte: Prefeitura de São João da Barra
Comunicar erro
Campos Informa

© 2023 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa