Região Transporte Estudantil

Transporte estudantil contempla mais de 800 universitários e técnicos em SJB

O programa de Transporte Estudantil Intermunicipal, que conta com 20 ônibus, contempla 808 alunos que buscam formação superior ou profissionalizante.

Por Redação

20/09/2023 às 19:16:10 - Atualizado h√°
Foto: Divulgação

Universit√°rios e estudantes de cursos técnicos que moram em São João da Barra contam com o apoio da Prefeitura para locomoção dos distritos nos quais residem até o polo universit√°rio mais próximo, Campos dos Goytacazes. O programa de Transporte Estudantil Intermunicipal, que conta com 20 ônibus, contempla 808 alunos que buscam formação superior ou profissionalizante. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o número de atendidos ainda pode variar no decorrer do ano, j√° que a demanda é constante por parte dos que buscam cursos técnicos e profissionalizantes.

Júnior Mariano, morador de Grussaí, est√° cursando o 8¬ļ período de Fisioterapia, na Est√°cio de S√°. Ele comenta que, sem o programa, muitos sanjoanenses não teriam condições de ir todos os dias para Campos. "Os alunos não precisam se preocupar para se locomover até outra cidade. Os ônibus t√™m toda segurança, ar condicionado. Tenho muita gratidão por tudo que a gente tem. É uma possibilidade de buscar um ensino melhor para mim e outros colegas, que não poderiam ir para outra cidade estar estudando", contou.

Além do programa de Transporte Estudantil Intermunicipal, a Prefeitura de São João da Barra também mantém ativo um projeto de concessão de bolsas para cursos superiores. O Cartão Universit√°rio contempla apenas neste semestre 397 benefici√°rios, seguindo critérios definidos por lei. Para a prefeita Carla Caputi, são investimentos que ajudam a transformar vidas sanjoanenses.

— Sabemos que todo valor aplicado na Educação é, na verdade, um investimento. Muitos sanjoanenses não poderiam arcar com as despesas di√°rias de locomoção. Nosso programa é eficaz no sentido de dar garantia ao estudante de que ele sair√° de casa e ter√° também como voltar. E, assim como fazemos no nosso transporte municipal, isso é gratuito. É menos uma preocupação para o aluno, que aproveita o tempo em sala de aula para construção do saber — destacou a prefeita.

Atualmente, são 636 universit√°rios atendidos, somados os das instituições públicas e privadas, além de 172 estudantes de cursos técnicos. Os interessados em se cadastrar no Transporte Estudantil Intermunicipal devem procurar a Secretaria de Educação. A equipe respons√°vel vai informar os detalhes de documentação necess√°ria e prazos. Posteriormente, o aluno que for contemplado receber√° uma carteirinha para utilizar nos ônibus que atendem ao programa.

Comunicar erro
Campos Informa

© 2024 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa