Região Educação

Fórum Regional de Educação reúne mais de 200 profissionais em Macaé para discutir políticas inclusivas

Encontro reuniu representantes de Macaé, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Armação dos Búzios, Cambuci, Carapebus, Miracema, Quissamã e Casimiro de Abreu.

Por Redação

29/08/2023 às 19:34:42 - Atualizado há

O II Fórum Regional de Educação reúne, na cidade de Macaé, no Norte Fluminense, 250 profissionais de diferentes municípios do Rio de Janeiro para discutir políticas para uma educação inclusiva e plural.

O evento, realizado na Câmara Municipal, começou na segunda-feira (28) e termina nesta terça-feira (29) reunindo representantes de Macaé, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Armação dos Búzios, Cambuci, Carapebus, Miracema, Quissamã e Casimiro de Abreu.

Ao longo do Fórum, os participantes acompanharam diversas palestras dentro da temática da educação inclusiva e puderam trocar experiências nas áreas de inclusão das pessoas com deficiência e tecnologia.

O diretor de Políticas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do Ministério da Educação (SECADI/MEC), Décio Guimarães, abriu o evento com a palestra "Políticas e práticas educacionais na perspectiva inclusiva: entre a luta e o direito".

Ele destacou que, a partir do encontro, cada município irá elaborar um plano municipal para seguir as diretrizes do governo federal.

"O Fórum assegura a todos um momento de escuta, planejamento e trocas coletivas, proporcionando a construção de políticas públicas mais próximas do acerto. Nesse contexto, o MEC convida a todos a fortalecer a política nacional de educação especial que, este ano, completa 15 anos", frisou.

O evento em Macaé foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e recebeu o tema "Educação Plural".

"Em um período pós-pandemia não somos mais os mesmos. Portanto, o momento é de aprender e, com isso, incluir, escolarizar e pensar no outro", disse Leandra Lopes, secretária Municipal de Educação. Leandra explicou ainda que o objetivo é avançar no respeito às diferenças.

O presidente da Câmara Municipal, Nilton César Pereira Moreira, reforçou a necessidade de debater as políticas públicas da educação especial.

"É fundamental conscientizar a população de Macaé e região. A cada 30 crianças que nascem, uma é autista. O Legislativo já trabalha em uma lei específica para a educação especial", disse.

O evento contou ainda com palestras sobre "Tecnologia para uma Educação Plural", com a professora Luemy Avila, da rede municipal de ensino; e "Diversidade e Ambiente", ministrada pelo professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Celso Sánchez.



Comunicar erro
Campos Informa

© 2025 Campos Informa - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Campos Informa